No Vale, pessoas trans são visíveis

No Vale, pessoas trans são visíveis

22/1/2024

Desde o início de suas atividades, o Novo Anhangabaú sempre abriu espaço para atividades produzidas por e para pessoas trans, em paralelo com a comunidade LGBTQIAPN+.

O Dia da Visibilidade Trans é uma data para celebrar suadas conquistas e destacar a importância de reconhecer, respeitar e promover o empoderamento das pessoas transgêneras. Um alerta para lembrar a toda a sociedade que, em um mundo que busca constantemente a igualdade e a inclusão, é fundamental reconhecer a diversidade de identidades de gênero e garantir que todos tenham acesso aos mesmos espaços, direitos e oportunidades.

Aula de Vogue

Desde seu primeiro mês de funcionamento, dezembro de 2021, o Novo Anhangabaú trabalha para trazer em sua programação atividades produzidas por pessoas trans, que valorizem sua cultura e dêem voz e visibilidade a elas. A primeira delas foi (e continua sendo) a aula de Vogue, estilo de dança intrinsecamente ligado à cena Ballroom, nascida da tenacidade e inconformismo de Crystal LaBeija, uma mulher trans da comunidade preta e latina de Nova York.

Nossa aula de Vogue tem a coordenação de Ákira Avalanx, mulher trans afrodescendente, mineira, pioneira da cultura Ballroom no Brasil, responsável pela House of Avalanx, existente em 4 estados, e criadora do Projeto Vogue for Life.

Ákira Avalanx

Acontecendo semanalmente, todas as quartas-feiras, a atividade foi crescendo em popularidade, atraindo cada vez mais gente, a ponto de tornar-se referência não somente para pessoas trans, mas para a comunidade LGBTQIAPN+ paulistana. O sucesso levou à expansão: em 2023, o Waacking (uma versão californiana do Vogue) passou a integrar a programação regular do Vale da Gente.

Neste mês de janeiro, o Novo Anhangabaú iniciou sua terceira atividade fixa ligada ao Ballroom, o Vogue Old Way, considerado a versão mais original do Vogue, praticada nos anos 1970. Com a chegada do Old Way, totalizamos 3 horas semanais do mais puro suco da cultura Ballroom. E, para fechar a noite de dança, ainda tem Ava Jam, discotecagem com DJs variados:

Vogue Old Way

Quartas-feiras

18h

Terra de Todos

Waacking

Quartas-feiras

19h

Terra de Todos

Vogue

Quartas-feiras

20h

Terra de Todos

Ava Jam

Quartas-feiras

21h

Terra de Todos

Além disso, recebemos 3 edições do TRANSarau, evento organizado por artistas e ativistas trans, em colaboração com pessoas LGBTQIAPN+, voltado à exibição artística/poética da produção de estudantes do Cursinho Popular Transformação, uma iniciativa do Coletivo Transformação. A edição mais recente aconteceu no dia 6 de janeiro.

TRANSarau de 6 de janeiro

Mesmo com tanta coisa rolando o ano inteiro, é claro que a gente tinha que preparar algo especial para celebrar o 29 de janeiro. No domingo, dia 28, teremos uma edição especial do Sons do Vale, recebendo no nosso palco o multiartista trans não-binário Sonho. Nascido e criado na zona norte de São Paulo, Sonho traz uma sonoridade que navega pelo rap, trap, drill e R&B, num repertório que aborda temas fundamentais, como saúde mental, sócio-política, cultura periférica, ancestralidade, natureza e amor.

Sonho

Sons do Vale: Sonho

Domingo, 28 de janeiro

17h

Espaço Livre

Se você é uma pessoa trans ou se identifica de algum modo na comunidade LGBTQIAPN+, vem conhecer o espaço de arte, cultura e pertencimento que o Novo Anhangabaú representa. Se você não é, vem também. Aproveite essa programação especial para aprender ou reforçar os seus conhecimentos sobre as experiências das pessoas trans e contribuir para a construção e uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Leia também

Eventos

No items found.