A cultura ballroom sempre teve destaque no Novo Anhangabaú e não podia ficar de fora das nossas celebrações do Dia das Mães. No dia 13 de maio, vai rolar uma ball para homenagear as pessoas mais simbólicas dessa histórica cena LGBTQIAPN+: as Mães das Houses.
Muito basicamente, a cultura ballroom é um movimento LGBTQIAPN+ que surgiu na cena underground de Nova York no final da década de 1960, começo de 70 (você pode saber mais sobre as origens e fundamentos do ballroom aqui e aqui.
As Casas/Houses são parte fundamental dessa cultura, funcionando como famílias escolhidas, nas quais as pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, muitas vezes rejeitadas por suas famílias biológicas, encontram um senso de comunidade e pertencimento. As Mães/Mothers das Casas, normalmente pessoas mais maduras, experientes e respeitadas dentro da comunidade ballroom, são responsáveis por garantir que as necessidades emocionais, físicas e financeiras das pessoas sejam atendidas e que sua Casa tenha um bom desempenho nos eventos ballroom.
É essa maternidade por escolha que o Novo Anhangabaú homenageia com a Mamacita Kiki Ball, um evento de ballroom digno do amor de mãe, idealizado pela Pioneer Mother Ákira Avalanx, produtora na comunidade ballroom e Mãe da Internacional House of Avalanx, e pela Star Mother Thita Dengo, commentator na comunidade ballroom e Mãe da House of Dengo.
No evento, vão rolar desafios em 7 categorias que sintetizam perfeitamente a cultura ballroom:
Runway Com Performance: Categoria na qual participantes mostram sua destreza ao percorrer uma passarela. Durante a caminhada, deve-se criar uma performance homenageando figuras maternas.
Face: O foco da participação está no rosto (lê-se “carão”).
Female Figure Realness: Categoria voltada apenas para as figuras femininas da comunidade ballroom: drags, mulheres cis, mulheres trans ou travestis. O desafio é dar vida a uma personagem caricata, sendo ela uma mãe. A melhor caracterização receberá o título de Mamacita da noite!
Beginners: Categoria para dançarinos de vogue (dança característica da cultura ballroom) de nível intermediário, podendo performar Old, New ou Vogue Femme.
Tag Team Mother X Leader: Categoria voltada para a Vogue Femme, com desafios em duplas formadas pela Mãe/Mother e uma liderança da Casa/House.
Commentator X Commentator: Nesta categoria, os MCs deverão partir de bordões típicos de mães para a batalha, como: “Vou contar até três!” ou “Quando eu morrer, você vai sentir a minha falta!”.
Ota Vogue Like Mother: Categoria de vogue na qual participantes vogueam em homenagem à sua Mãe da Casa, performando com ela.
Vai ser uma noite e tanto, hein? Fica faltando só você mesmo para ela ficar completa. Então anota aí e vem:
Mamacita Kiki Ball
Sábado, 13 de maio
19h
Terra de Todos