5 Tipos de dança de salão

5 Tipos de dança de salão

22/11/2023

Explore a elegância de cada passo e a riqueza cultural por trás de cada ritmo musical.

Seja no seu show particular no chuveiro, em festas, pistas ou shows, você certamente já dançou, né? Afinal, o ato de dançar vem libertando movimentos e promovendo a socialização desde o tempo em que a humanidade habitava cavernas.

Com o seu surgimento na Europa, no final da Idade Média e início do Renascimento, a dança de salão é faceta mais social do universo da dança, englobando, basicamente, todas as danças executadas em dupla/casal (história que nós já contamos aqui).

Por hoje, continue a leitura e conheça 5 dos mais importantes tipos de dança de salão!

5. Samba de Gafieira

Desenvolvido primeiramente no Rio de Janeiro, o ritmo possui forte influência do maxixe - o tango brasileiro - e começou a ser praticado a partir do século XX.

No Samba de Gafieira tradicional é sempre o homem que conduz a mulher com gestos de proteção, ritmo e elegância, acompanhado por instrumentos como violão, cavaquinho, percussão e clarinete. Modernamente, o “homem” é substituído pelo “condutor”, possibilitando a diversidade de duplas/casais existentes.

O estilo é conhecido principalmente pelo seu personagem, o malandro, vestindo um característico terno branco, sapatos preto e branco e uma camisa listrada vermelha e branca, um dos grandes símbolos da iconografia brasileira.

4. Lindy Hop

Surgido no final da década de 1920 nos salões de baile do Harlem, em Nova Iorque, o Lindy Hop é conhecido como o primeiro estilo de Swing Dance. Com raízes nas danças africanas, seus movimentos fazem parte da junção de danças como jazz, sapateado e Charleston. O nome do estilo seria uma homenagem à primeira travessia transatlântica de Charles Lindbergh, que cativou o mundo em 1927, por sua ousadia após realizar o voo solitário e sem escalas.

Ousadia que é uma das características mais marcantes do Lindy Hop, com seus passos saltitantes, complicados e alegres. A essência deste estilo está na conexão entre os parceiros de dança, que deslizam e giram suavemente quase que desafiando as leis da física. Como uma resposta à música animada da época, essa dança combina movimentos enérgicos e improvisação.

3. Salsa

Surgida nos anos 1960, em Cuba, a Salsa é caracterizada por trazer uma mistura de estilos musicais e danças, com influência de ritmos africanos, europeus e indígenas. O nome é de origem espanhola, significando “tempero” ou “mistura”.

Os cubanos da banda La Sonora Matancera foram os responsáveis por batizar o estilo, justamente para mostrar que essa “mistura” tinha um sabor diferente de tudo o que as pessoas já viram.

Os movimentos da Salsa são mais sensuais e envolvem giros, passos rápidos e mudança de direção.

Banda Kassav’

2. Zouk

Originário das ilhas do Caribe, principalmente em Guadalupe e Martinica, idos de 1980 e 1990, o Zouk incorpora elementos de ritmos tradicionais caribenhos, como o compas haitiano, e influências de música europeia, africana e latino-americana. O estilo é conhecido por sua sensualidade e movimentos fluídos e sinuosos, no qual os parceiros se aproximam e criam uma atmosfera mais íntima e envolvente.

A popularidade do gênero veio através do grupo Kassav’, que viveu um sucesso estrondoso com seu som cativante e movimentos lentos, com ondulações corporais, giros suaves e movimentos de quadril que definiram o Zouk.

Assim como outros estilos musicais, esse ritmo possui variações regionais e alguns estilos derivados (como o Zouk Brasileiro), podendo apresentar diferenças sutis nos movimentos e na interpretação musical.

Ginger Rogers e Fred Astaire dançando Foxtrot

1. Foxtrot

Nascido nos Estados Unidos no início do século XX, o Foxtrot foi introduzido por Harry Ford - o dançarino, ator e comediante de Vaudeville, não o Henry Ford, inventor do automóvel -  e desenvolveu-se rapidamente em clubes noturnos afro-americanos. O “trote da raposa” atingiu sua maior popularidade na década de 1930 e tornou-se uma das danças de salão mais populares da história.

O estilo é frequentemente realizado em eventos sociais, festas e bailes, caracterizado por seus movimentos que prezam pela precisão, com passos executados com o máximo de graça e elegância, sem muitos passos “quebrados”.

Dança de Salão? Tem no Vale!

Se interessou por algum desses estilos? Você encontra todos eles no Novo Anhangabaú, numa programação totalmente gratuita, recheada de muita socialização, diversão e movimento para todos os níveis de conhecimento de dança. Do pé de ferro ao pé de valsa todos são bem-vindos!

Confira a nossa agenda, se programe e vem bailar com a gente:

Dança de Salão - Iniciantes

Terças-feiras

19h

Terra de Todos

Dança de Salão - Gafieira

Terças-feiras

20h

Terra de Todos

Lindy Hop

Quintas-feiras

18h

Terra de Todos

Grupo de Estudos de Dança a Dois

Quintas-feiras

19h

Terra de Todos

Leia também

Eventos