Em menos de 2 anos de concessão, o Novo Anhangabaú já foi palco de grandes nomes da música brasileira.
Criado por iniciativa de Herivelto Martins, verdadeiro ícone da música brasileira, o Dia do Compositor Brasileiro é comemorado em 7 de outubro, desde 1948.
Como o Vale tem um longo histórico de receber grandes cantores/compositores (como no épico show de Rita Lee), decidimos celebrar a data com uma lista com 5 grandes compositores que já soltaram a voz no recente Novo Anhangabaú, o palco ao ar livre do Centro de São Paulo.
A ordem da lista é aleatória, tá? Os fãs de cada artista podem ficar tranquilos, pois não ousamos ranquear nomes tão relevantes da nossa cena musical.
Isto posto, vamos lá:
5. Maria Rita
Apesar dos 20 anos de carreira, completados em 2022, uma sucessão interminável de hits e uma penca de Grammys, Maria Rita só lançou as primeiras músicas de sua autoria em seu trabalho mais recente, o EP Desse Jeito, lançado no ano passado.
São duas faixas, Canção da Erê Dela e Por Vezes, e que faixas! Maria Rita estreia na composição com duas letras poderosas, nas quais abusa de todo seu conhecimento sobre a música popular brasileira, especialmente o samba.
Maria Rita trouxe ao Vale o show da turnê Samba da Maria, sua homenagem ao ritmo-mór do Brasil. Dentre os inúmeros momentos em que emocionou o público, destaque para o dueto épico com Leci Brandão.
4. Marina Sena
A diva do pop surgiu para o público com o sucesso viral de Ombrim, uma composição sua ao lado de sua banda na época, Rosa Neon. Em 2021, Marina se lançou em carreira solo e já no primeiro álbum, conseguiu seu primeiro megahit: Por Supuesto, que viralizou no Tik Tok, entrou na trilha sonora do seriado As Five, do Globoplay, e ainda foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa.
Marina Sena hipnotizou o público do Vale no Castro Festival com um desfile de seus maiores sucessos e sua incomparável presença de palco, comprovando seu status de uma das maiores cantoras e compositoras da atualidade.
3. Jão
Começou sua carreira musical postando covers de músicas famosas no YouTube, conquistando uma base de fãs fiel. Seu primeiro álbum de estúdio, Lobos (2018), trouxe canções que exploravam temas como relacionamentos e autoconhecimento, que rapidamente ressoaram com o público.
De lá para cá, foram mais 3 álbuns de estúdio (incluindo o recém-lançado Super) e grandes sucessos como Vou Morrer Sozinho, Coringa e Idiota que o tornaram uma das vozes mais importantes da sua geração.
Jão mostrou sua habilidade de traduzir sentimentos complexos em músicas cativantes e emocionou os 25 mil fãs presentes ao Novo Anhangabaú no apoteótico show de encerramento da Turnê Pirata.
2. Capital Inicial
Entre idas e vindas, o Capital Inicial está na estrada desde 1982, com hits que fazem parte da trilha sonora de mais de uma geração. Muito desse sucesso se deve ao verdadeiro excesso de grandes compositores que passaram pela banda (ou saíram e voltaram, ou continuam, a história é longa), gente do naipe de Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Alvin L e Loro Jones. Suas letras com forte carga de temas sociais, políticos e pessoais tornaram-se verdadeiros hinos.
Nascida em Brasília, a banda mudou-se para São Paulo mais ou menos no meio da década de 80. Essa ligação com a cidade gerou um dos momentos de maior emoção no Mita Festival, quando Dinho contou da sua alegria de “tocar no quintal de casa”, de ver o Vale ocupado com música e cultura.
1. Liniker
As composições de Liniker são marcadas por sua autenticidade e profundidade. Suas letras frequentemente exploram temas como a experiência trans, a luta pelo respeito em uma sociedade preconceituosa e a expressão do amor de uma sem rótulos. Canções como Zero, Calmô, e Lava são exemplos de músicas que cativam o público não só pela voz encantadora de sua intérprete, mas também pela sinceridade e poesia de suas letras.
Foi essa combinação que transformou a apresentação de Liniker no Castro Festival em uma experiência transcendental que levou o público reunido no Novo Anhangabaú a percorrer toda uma gama de emoções de uma canção para a outra.
Isso foi só uma amostra de tudo já rolou por aqui! E vem muito mais por aí, fique de olho no nosso site, newsletter e no @novoanhangabau para saber de todas as novidades. E caso deseje fazer parte, venha conhecer o nosso Edital de Ocupação! Quem sabe você pode ser a próxima voz a encantar o Vale da Gente?