INU YUBE da comitiva PEY KÃWÃ HUNI KUI
Inu Yube – filho do pajé Nai Beiya Īkamuru e da maestra tecelã Nāke – é um jovem artista que traz as visões da nova geração e vivencia o desafio de fazer uma ponte entre a cultura ancestral Huni Kuī e o mundo não indígena contemporâneo. Incorpora instrumentos como violão aos rezos (músicas) sagrados de seu povo. Tem se dedicado a estudar as histórias de seu povo, as medicinas da floresta e está no processo de finalização de dois livros, com resultados da sua pesquisa, sendo um deles direcionado ao estudo dos rezos sagrados.
Desde 2021, faz a ponte do seu povo Huni Kuī com São Paulo, promovendo encontros de partilha da sua cultura e espiritualidade. Hoje, lidera a Comitiva Pey Kãwã Huni Kuī, sendo responsável pela criação do primeiro Centro Cultural e Espiritual Huni Kuī e pela vinda de vários jovens Huni Kuīns para a grande cidade.
Sua apresentação musical representa como os jovens se desenvolvem dentro da aldeia, mesmo sem acesso a professores musicais ou instrumentos de qualidade. Eles conseguem expandir um talento musical nato entre si, o que representa a expressão da identidade e cultura de seu povo. Isso é feito através da incorporação do mundo contemporâneo, utilizando instrumentos não pertencentes à sua tradição, mas de grande importância para o desenvolvimento desses jovens.
Faixa etária: Livre