Tá rolando cinema do Vale da Gente

Tá rolando cinema do Vale da Gente

6/7/2022

Vai um cineminha?

Eis que você está dando um rolê pelo Centro de Sampa (vamos tirar “Sampa” do desuso!), quando, de repente… Uma tela de cinema!

E é exatamente isso que tá rolando no Novo Anhangabaú, cinema a céu aberto, bebê! Com direito a filme indie, curtas, doc, conceitual, cinemão, tem pra todos os gostos. Dá uma olhada nos destaques de julho do Cine Anhangá:

9 de julho

Cinema de Fachada

Doutor Gama

Direção: Jeferson De

Classificação indicativa: 12 anos

Filme biográfico sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, uma das figuras mais relevantes da história brasileira. Ele utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravizados durante sua vida. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos para pagar dívidas de jogo de seu pai, um homem branco. Mesmo escravizado, ele conseguiu se alfabetizar, assim conquistou sua liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época.

Trailer:

13 de julho

Esquenta 30º Festival Mixbrasil

Cassandra Rios: a Safo de Perdizes

Direção: Hanna Korich

Classificação indicativa: 14 anos

Nos anos 1970, em plena ditadura militar, Cassandra Rios abordava a homossexualidade feminina em seus livros de forte carga sexual. Com depoimentos de amigos, familiares, leitores e colegas, este documentário é uma homenagem a essa artista pioneira, que ousou mostrar a mulher como um ser sexual e ainda abrir espaço para a discussão da lesbianidade, tema proibido nos anos de chumbo.

16 de julho

Cinema de Fachada

Eduardo & Mônica

Direção: René Sampaio

Classificação indicativa: 14 anos

Em um dia atípico, uma série de coincidências levam Eduardo a conhecer Mônica em uma festa. Uma curiosidade é despertada entre os dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Em Brasília, na década de 1980, esse amor precisa amadurecer e aprender a superar as diferenças. Baseado na canção clássica de Renato Russo.

17 de julho

Sessão Especial

Posso Ajudar?

Direção: Fernando Farias

Betina – uma mulher cadeirante, empoderada e desinibida – e Fred – um rapaz tímido e preso a alguns estereótipos – se conhecem em uma festa de natal. Durante um bate papo descontraído, revelações surgem e tabus são sucessivamente quebrados. No fim, a famigerada frase “posso ajudar?” se torna uma via de mão dupla... E com factível duplo sentido também! O intuito deste singelo trabalho é escancarar a sutileza paradoxalmente gritante de alguns preconceitos e trazer essa reflexão aos espectadores, sem a necessidade do embate, do julgamento, e sim, de forma leve, fluida e humana, criar a oportunidade de um diálogo didático contra o capacitismo.

20 de julho

Seleção de curtas

Esquenta 30º Festival Mixbrasil

1 - Acesso

Direção: Julia Leite

Classificação indicativa: 10 anos

Lugares suspensos na memória de 5 pessoas LGBTs de São Paulo são revisitados durante a pandemia.

2- Como Respirar Fora D’Água

Direção e roteiro: Júlia Dordetti Fávero, Victoria Negreiros Guedes

Classificação indicativa: 14 anos

Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada violentamente por policiais. Já em casa e livre de perigo, ela enfrenta a relação com seu pai Júlio, também policial militar, com outros olhos.

Trailer:

3- Bonde

Direção: Asaph Luccas

Classificação indicativa: 14 anos

Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBTQIA+ do centro da cidade.

Não falei que tinha pra todos os gostos? E olha que isso foi só um aperitivo, você pode conferir o cardápio completo na nossa agenda. Depois, é só escolher seu sabor favorito, aparecer por aqui e devorar um cineminha ao ar livre, de graça.

Leia também

Eventos