Tem vaga no Campeonato Nacional de Batalhas de MCs em disputa no Novo Anhangabaú. Todo sábado, grandes nomes do hip hop paulista batalham para representar o estado na competição nacional.
As Batalhas de MCs e a diversidade têm sido alguns dos grandes destaques do Novo Anhangabaú. Então, juntar as duas coisas na competição mais hip hop de São Paulo é quase uma evolução natural.
Por isso, o nosso Palco Chá recebeu a Seletiva Venenosa, uma Seletiva de Batalha de MCs com recorte de gênero, que busca a inclusão de mulheres e pessoas trans na grande final estadual do Circuito Paulista de Batalha de MCs 2022, que garante uma vaga para o estado no Campeonato Nacional.
O nome é uma homenagem à MC Venenosa, rapper e organizadora de batalha no interior de São Paulo, participante ativa do CPBMC tanto à frente de eventos quanto como concorrente em batalhas. Falecida em 2020, aos 32 anos, em decorrência de complicações relacionadas à asma, Venenosa sempre fomentou a realização de edições especiais e eventos voltados para mulheres e pessoas LGBTQIA+, as chamadas Batalhas de Diversidade, abrindo espaço no universo predominantemente masculino das batalhas de MCs.
Uma das formas de manter vivas as ideias da MC foi a criação da “Batalha das Venenosas”, junção da Batalha da Aldeia com o grupo Rap Plus Size. E em 2022, com a volta do CPBMC para as ruas, surge a Seletiva Venenosa como mais um passo na direção da equidade.
A Seletiva Venenosa é realizada em parceria com a Dominação - Batalha de MCs, que acontece no Centro de São Paulo, com formato de disputa temática e recorte de gênero, onde só batalham mulheres e pessoas trans.
Para participar dessa seletiva, os MCs tiveram passaram por fases classificatórias de rua, na própria Dominação e também em eventos da Máfia das Minas, coletivo que promove Batalhas de Rimas e Saraus, além de outros projetos socioculturais para mulheres, homens trans e pessoas não binárias. Competidores de fora da região metropolitana tiveram a oportunidade de competir numa seletiva online, com submissão de vídeos de batalhas.
E assim se formou a chave de 16 MCs que disputam a vaga na Final Estadual através da Seletiva Venenosa, que rola no Vale da Gente. com direito a pocket show do grupo Rap Plus Size, Geóh e Flor MC. No fim, a vitória ficou com o Dani Lakabel (@_lakabel).
E a história não para pora aí. Todo sábado tem Seletivas Circuito Paulista de Batalhas de MCs acontecendo no Novo Anhangabaú. Anota aí e vem mergulhar com a gente na cultura periférica SP:
Seletivas Circuito Paulista de Batalhas de MCs - CPBMC
Sábados
15h
Palco Chá - Terra de Todos