Segunda-feira é o dia oficial para tomar aquela atitude que vai mudar sua vida. Mas nem sempre damos conta de encarar mudanças drásticas. E tudo bem. Conheça pequenas atitudes que melhoram a qualidade de vida.
Quem nunca jurou que, na segunda-feira seguinte, daria início a uma mudança em sua vida e não fez absolutamente nada, que atire o primeiro voucher para um bom terapeuta. Começar uma dieta saudável, voltar pra academia, ser mais sociável, parar de fumar… A lista de resoluções não cumpridas é vasta e diversificada.
Embora atitudes extremas sejam importantes – e até vitais – em alguns casos, há uma série de pequenos movimentos que todos podemos fazer para melhorar nossa saúde e qualidade de vida. Começando devagar, quem sabe você não ganha aquele ânimo que falta para dar aquela grande guinada, hein?
Olha a água mineral
Com certeza você já ouviu falar da grande importância da água para o seu corpo e com certeza você já tentou tomar a quantidade diária recomendada. Mas qual está valendo agora? Dois litros por dia? Três? Um galão? A matemática é simples: 35 ml de água por quilo de peso e você estará com a hidratação em dia. Só não use a calculadora pra fazer essa continha, você vai saber porquê daqui alguns parágrafos…
Outro ponto que costumamos negligenciar no nosso consumo aquático é o primeiro copo d’água do dia. Ele deve ser a primeira coisa que você ingere, de preferência, assim que abre os olhos pela manhã. Depois de 6-8 horas de sono, seu corpo está desidratado, o que leva àquela sensação de já acordar cansado. Começar o dia com um belo copo d’água dá ao seu corpo um impulso inicial e um aumento de energia.
Mexa-se!
Essa também é manjada, exercício é importante. Mas o sedentarismo parece um cara tão legal, né? Ele te deixa confortável, quentinho. É difícil se separar dele.
Em alguns casos, o segredo está em não fazer um rompimento abrupto. Corte os laços com esse “amigo” gradativamente, comece pequeno. Fazer algumas flexões pela manhã já é um ótimo começo. Dá pra fazer alguns agachamentos, enquanto espera a água do café ferver. Para quem trabalha em casa, a dica é simular a “ida” ao trabalho, dar uma volta no quarteirão antes de se sentar na sua área de trabalho.
O importante é começar de algum jeito. Quando você se der conta, o sedentarismo foi embora e você nem vai sentir falta dele.
Maromba cerebral
É igualzinho ao que acontece com o corpo, quanto mais treinamos nosso cérebro, melhor ele funciona. Esse fitness cerebral chama-se treinamento cognitivo e se baseia na ideia de que dar à sua massa cinzenta novas tarefas e desafios faz com que ela se desenvolva. Sim, raciocínio lógico, capacidade de memória, atenção, concentração, aprendizado e velocidade de pensamento podem ser aprimorados com treinamento regular.
Para realizar esse crossfit cerebral, você só precisa seguir uma regra simples: faça seu cérebro conhecer o desconhecido: aprenda coisas novas, estude um idioma e procure novos assuntos. Uma forma simples de começar é abandonar a calculadora. Você vai ver como 20 minutos por dia de trabalho com “o desconhecido” têm um enorme impacto positivo nas suas funções cognitivas.
Comece pelo pior
Acordou? Bebeu aquele copo d’água maroto? Fez seu exercício? Tomou um café da manhã balanceado? Perfeito, agora vá fazer a pior coisa possível.
Em seu livro Comece pelo Mais Difícil (traduzido para 42 idiomas e com 2 milhões de cópias vendidas), o famoso coach de produtividade Brian Tracy defende que devemos começar o dia fazendo a pior, mais complicada, mais chata tarefa da nossa lista. Segundo Tracy, isso traz uma recompensa psicológica, uma sensação de que nosso dia está indo ladeira acima – além de evitar a procrastinação.
Why so serious?
Sorria. É isso, sorria mais e sua vida vai melhorar. E nem precisa ser um sorriso honesto, aquele amarelão já resolve.
Cientistas já comprovaram que nós começamos a sorrir ainda no útero! Na infância, sorrimos, em média, 400 vezes por dia, enquanto somente um terço dos adultos sorri mais de 20 vezes em 24 horas. A teoria da conexão entre o estado emocional de uma pessoa e sua expressão facial afirma que sorrir afeta a produção de endorfinas no cérebro, reduzindo dores físicas e desconfortos emocionais.
O Novo Anhangabaú te ajuda
Nas segundas do Vale da Gente, as resoluções são cumpridas, sim! Por aqui, sempre abrimos a semana com atividades gratuitas que dão aquele boost no seu bem-estar e te deixam mais equilibrado para seguir firme e forte até #sextou. Confira a programação deste mês:
É só SEGUNDA, respira!
Tai Chi Chuan
Praça Ramos
16h
Yoga e Esporte
Espaço Livre
17h30
Jazz Funk
Terra de Todos
19h30