Samba Lenço, o primeiríssimo SAMBA SP

Samba Lenço, o primeiríssimo SAMBA SP

26/5/2022

O SAMBA SP está chegando ao Novo Anhangabaú. Assim, vamos começar pelo começo, te apresentado a primeira manifestação sambística a surgir em São Paulo.

Quando se fala em samba paulista, logo vêm à mente nomes como Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Paulo Vanzolini e Dona Inah. Mas, muito antes desses bambas entrarem para o panteão do nosso ritmo-mór, uma vertente do samba já animava rolês periféricos na Capital e no interior.

O Samba Lenço (ou Samba-Lenço ou Samba de Lenço, dependendo da região) é um samba de bumbo, saído diretamente das celebrações de resistência que rolavam nas senzalas, mantendo vivas as tradições africanas durante aqueles tempos de horror. Com o fim da escravização legal no Brasil, o Samba Lenço permaneceu nos canaviais onde nasceu e, ao mesmo tempo, se espalhou para as cidades como manifestação cultural popular de preservação da ancestralidade.

O som do Samba Lenço é inteiramente focado na percussão, baseado em instrumentos como pandeiro, caixas, bumbo, zabumba e chocalho. As músicas se dividem entre cantos tradicionais, louvores a São Benedito (o santo preto, quem mais?) e canções mandadas de improviso (mostrando um parentesco ancestral com as Batalhas de MCs), sobre temas cotidianos ou acontecimentos da comunidade.

Grupo Samba Lenço de Mauá – Divulgação

A indumentária típica do Samba Lenço é em vermelho e branco; saias godês muito rodadas para as mulheres, enquanto os homens usam vestimentas mais simples: calça, camisa e chapéu. É no momento da dança que os lenços que dão nome ao samba se fazem presentes. Os homens se enfileiram de um lado, as mulheres de outro e, em seguida, cada homem convida uma mulher para dançar e, para mostrar que aceitam, elas acenam o lenço.

O Samba Lenço é reconhecido como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, registrado pelo Condephaat e busca o mesmo reconhecimento em âmbito nacional, atualmente passando pelo processo de registro no Iphan. Além disso, ganhou um verbete no fundamental Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo. Mas nada disso foi suficiente para que os detalhes históricos de seu surgimento e crescimento não se perdessem na infame memória curta brasileira.

O Grupo Samba Lenço de Mauá se dedica a manter acesa a chama dessa tradição, um legado de resistência que atravessa gerações. Eles se apresentam em várias partes do estado e são, praticamente, o último coletivo de Samba Lenço do Brasil. Segue o grupo, lá no Insta: @samba_lenco_de_maua.

Samba paulista? No Vale da Gente tem!

Na nova e turbinada programação do Novo Anhangabaú, o samba moderno do nosso estado ganha o destaque que merece! Todo sábado à tarde, tem um show gratuito com artistas que representam o que há de melhor no Samba SP. Se programa aí e vem!

SÁBADO SP

SAMBA SP – 14h

Leia também

Eventos