Programação (ainda mais) feminina em março

Programação (ainda mais) feminina em março

2/3/2023

Quem frequenta o Vale da Gente já sabe: as mulheres sempre brilham por aqui. É claro que, no mês das mulheres, elas tinham que brilhar ainda mais!

Se no dia a dia o Novo Anhangabaú já trabalha com o propósito de dar visibilidade e empoderar as mulheres, imagina em março. É por isso que montamos uma verdadeira celebração às mulheres, com uma longa lista de atrações femininas para você curtir gratuitamente, o mês inteiro.

Confira o que vai rolar e comece a se programar:

Forró das Minas

Todas as quintas de março

21h

O coletivo Forró das Minas reúne cerca de 50 artistas mulheres que resgatam e fortalecem o legado de referências femininas do forró. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, ocorrerá uma formação diferente a cada semana, com apresentações repletas de letras e canções escritas e interpretadas por mulheres representantes do forró feminino!

Skate e Música: DJ Chilena

Sextas, 03, 17 e 31 de março

15h

Fabiola Chilena, skatista, mãe e colecionadora de discos de vinil. É nativa de Santiago (Chile), porém, cresceu e se formou nas ruas de São Paulo desde o início dos anos 1990. Criadora e idealizadora da Sements Skate Shop e do projeto cultural Casa Sements, vem, desde 2019, se destacando embalando festas com sua seleção feita a partir de discos de vinil de sua coleção pessoal, que tem forte ligação com sua história de vida. Desde então, já participou de diversos eventos ligados à cultura do skate , rap e reggae, tocando ao lado de grandes nomes da cena underground paulistana.

Encontro de Capoeira

Sexta, 3 de março

19h

Esse mês a atividade integrada de capoeira será em homenagem às mulheres e para as mulheres. Com a condução das professoras Barbie e Energia, capoeiristas de diferentes regiões da cidade exploram movimentos e técnicas específicas da capoeira em aulas abertas. Na sequência, acontecem jogos em duplas e em rodas, encerrando-se com uma única e grande roda, reunindo todos os participantes.

É Noite de Samba Rock – DJs Convidadas: Vivian Marques e Gabs

Sexta, 3 de março

19h

DJ Vivian Marques

Vivian Marques sempre gostou muito de música. Exímia baladeira, se tornou aluna de DJ KL Jay (Racionais MCs) e há 16 anos vem mostrando que talento e atitude independem de gênero. A inventividade dos sets apresentados por ela vem de uma mistura harmoniosa entre o hip hop clássico e underground, R&B, soul, Funk 70s, brasilidades entre outras vertentes da música negra. Mãe, DJ, arte educadora e produtora cultural, Vivian Marques segue conquistando espaço e respeito neste elemento onde a representação feminina ainda é minoria, quebrando barreiras e incentivando outras mulheres.

DJ Gabs

Artista no ramo musical da discotecagem, atua na área há 6 anos. Se identifica como uma DJ pesquisadora de sons e gêneros, para sempre ter a melhor pista a cada evento. Seu repertório musical tem como foco as vertentes do hip hop, rap underground, rap nacional, R&B, neo R&B, rap soul, neo soul, música popular brasileira, funk music e o house music (afro house, amapiano), onde obtém o seu diferencial. Esteve mostrando seu trabalho em casas e eventos como Virada Cultural, Expocannabis (Uruguai), Tokyo SP, Galeria Olido, Aparelha Luzia, Boteco Prato do Dia, Layback. Gabs apresenta um repertório diferenciado, que é planejado e analisado com muito cuidado, buscando sempre uma aproximação do público através do som.

Samba da Ramos: Esmeralda Ortiz

Sábado, 4 de março

16h

Cantora e compositora, Esmeralda Ortiz já se apresentou em vários palcos e rodas do Brasil com um repertório de sambas de roda, choro e partido alto. Recentemente lançou um CD de sambas autorais pelo Selo Sesc chamado ‘Guerreira’ onde canta suas composições e canções de Candeia, Pixinguinha, Magnu e Maurílio de Oliveira. Suas influências musicais passam por grandes nomes como: Clara Nunes, Ataulfo Alves, Geraldo Pereira, Marisa Monte, Cartola, Tereza Cristina, Chico Buarque, D. Ivone Lara, Roberto Ribeiro, dentre outros.

Mulheres da Cultura Popular

Sábado, 4 de março

19h

O evento Mulheres da Cultura Popular reúne o coletivo de mulheres Forró das Minas e o Bloco Axé Coco, trazendo os festejos nordestinos para o Novo Anhangabaú, com muito coco, baião, xaxado e forró de rabeca! Além disso, nesta noite, o coletivo Forró das Minas apresentará de forma inédita o Encontro de Rabequeiras, que tem como finalidade promover a troca entre mulheres instrumentistas, sendo a rabeca o eixo central da musicalidade da banda. Essa proposta envolve duas rabequeiras anfitriãs, uma rabequeira convidada e duas percussionistas que apresentarão um repertório capaz de disseminar a música instrumental nordestina e fomentar o movimento das rabecas.

Sons do Vale: Anette Camargo

Domingo, 5 de março

18h

A cantora e pianista Anette Camargo apresenta um show especial para o Dia Internacional da Mulher, chamado "Voz Femme Brasil", no qual ela reúne um histórico das grandes compositoras e intérpretes da música brasileira.

Grafites do Vale – Bate-papo com Artista: Negana

Terça, 7 de março

19h

Ana Carla, Negana (João Pessoa, Paraíba, 1988), é artista visual, grafiteira e educadora. Atuante no graffiti desde 2015, mora e trabalha em São Paulo, na comunidade Água Branca. Mulheres negras e periféricas são as principais inspirações de seu trabalho, é através da reflexão sobre si mesma e sobre as relações com outras mulheres que sua pesquisa permeia, evidenciando existências apagadas pelo padrão social, e contribuindo com o empoderamento da mulher preta através da representatividade nos muros da capital.

Oficina de Discotecagem + Apresentação: DJ Grazi Flores

Terças, 7 e 21 de março

19h

No mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a DJ Grazi Flores é convidada para estar no Novo Anhangabaú, desenvolvendo em dias diferentes uma oficina de discotecagem para, na sequência, apresentar seu set list ao público.

Grazi Flores tem uma conexão com a música que ultrapassa os limites do tempo e de gêneros musicais através de sua intensa curiosidade e sede por desafios. Seu contato com a música, de forma mais íntima, começou com o violino e com suas apresentações pelo coral da Osesp. Imergiu na carreira de DJ em 2017 e, de lá pra cá, já se desdobrou nas mixagens entre techno, electronica/breakbeat, house, trip hop e música brasileira.

É Noite de Samba Rock – DJs Convidadas: Rebeka Jonn’z e Shay

Sexta, 10 de março

19h

DJ Rebeka Jonn’z

Seu primeiro contato com a black music foi há cerca de 13 anos, quando começou a acompanhar sua mãe nos bailes, começando a dançar nas pistas com o Damas da Dança! Em 2016, iniciou sua carreira como DJ e seu programa na Rádio Web (New Black SP) chamado Remixou Dançou. Atualmente faz parte da grade de locutores da rádio (The Beat FM), todas as sextas-feiras, das 20:00h às 22:00h, e aos sábados, das 12:00h às 14:00h.

DJ Shay

A paixão pela música fez DJ Shay estrear no comando de festas de RAP em 2014, como na Beat X Beat, uma festa caseira na Zona Oeste de São Paulo. De lá para cá, a DJ não parou mais, fez cursos para aperfeiçoar as técnicas de DJ na escola E-Djs com os professores Enri, Eric e Hector e também foi aluna do ícone do Rap nacional DJ POW. Shay passou a fazer parte do time de DJs da No!Swag, onde atualmente discoteca, figurando como a única mulher a comandar as pick-ups do baile!

Samba da Ramos: Milena Castro

Sábado, 11 de março

16h

Milena Castro é cantora, compositora e instrumentista. Versátil, transita da MPB ao sambajazz, das origens do samba ao diverso repertório do carnaval brasileiro. Tem dois álbuns autorais intitulados: "Dias de Sol" e "Me Leva Pra Casa", com promessa de um inédito de samba jazz a caminho. Em 2007, teve a música "Dias de Sol" gravada pela "Banda Cheiro de Amor", sucesso em todo Brasil, vindo a ser tema de novela. Em 2016, a dupla Jorge e Mateus regrava a canção que volta a ser sucesso nas rádios de todo o país. Milena Castro também transita entre as casas de show mais expressivas de São Paulo.

Slam das Minas

Sábado, 11 de março

16h

É a primeira batalha poética com recorte de gênero de São Paulo, que atua com literatura em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras. Utilizando a poesia, propõe reconstruir conceitos, derrubar estereótipos e receitas de padronização. As participantes serão desafiadas a apresentar poemas autorais de até 3 minutos sem a utilização de adereços e figurinos. Sob a apresentação de Aflordescendente, Apêagá, Carolina Peixoto, Ibu Helena e Pam Araujo. A noite se encerra com um pocket show musical, com artistas convidadas.

Sons do Vale: Gaby Cunha e Soul por Elas

Domingo, 12 de março

18h

Mais que uma banda de mulheres, Soul por Elas representa a sororidade em favor do feminismo negro. Com formação inteiramente feminina, Gaby Cunha e a banda tem como proposta ressignificar a mulher na sociedade através da Soul Music, homenageando a voz e

a força das maiores intérpretes negras de todos os tempos. O repertório traz de Aretha Franklin a Sandra de Sá, sem esquecer de contemporâneas como Liniker e Erykah Badu.

Sons do Vale: Ladies JAM

Domingo, 19 de março

18h

Mais que um show, mais que um encontro, esta é a celebração da resistência e resiliência das mulheres (cis e trans) na música instrumental. O termo "jam", que em inglês também significa "geléia", vem das iniciais Jazz After Midnight. Nos anos 1950, nos EUA, depois da meia noite, ao saírem dos seus concertos nas Big Bands, os músicos se reuniam para fazer o que eles mais gostavam: improvisar! A idealizadora do projeto é Marcelle Barreto, multi-instrumentista, mulher trans, nascida em São Paulo, que já organizou e participou de diversas JAM sessions ao redor do mundo. Atualmente, integra a banda Bixiga 70, acompanha artistas e se prepara para uma nova temporada de shows fora do Brasil. Apesar de ter enfrentado inúmeros desafios em sua vida profissional e pessoal, hoje é admirada por onde passa, se orgulha de quem se tornou e é uma inspiração para quem busca viver de música.

Para iniciar esta geléia musical, onde o jazz, a música brasileira e os grooves se destacam, Marcelle Barreto vai contar com Estefane Santos (trompete), Manu Vincenzi (contrabaixo) e Cecília Collaço (bateria). Após a primeira parte do show, a banda recebe instrumentistas que queiram participar da JAM. Quem quiser trazer o seu próprio instrumento, também será muito bem-vinda.

Samba da Ramos: Viviane Abrahão

Sábado, 25 de março

16h

Viviane Abrahão, desde muito menina, levantava cedo, ligava o tocadisco e saia cantarolando pela casa. Cantora profissional há 7 anos, iniciou a carreira com um show desafiador, cantando Elis Regina em seus tons originais. É também solista da Banda Sinfônica da Força Aérea do Brasil há 5 anos.

Sons do Vale: Renata Pizi

Domingo, 26 de março

18h

Renata Pizi estudou anos a fio teoria musical com o mestre violonista Paulinho Nogueira e técnica vocal com Maria Alvim. Viajou o mundo se apresentando durante meses para públicos exigentes em lugares como Estocolmo, Helsinque e Malta. Não seria menos, não é por acaso, Renata Pizi é uma cantora completa, voz rara, para ouvidos raros. Neste show a artista fará uma homenagem para as grandes divas da MPB, em especial a eterna Gal Costa.

Não é por falta de opções que você vai deixar de visitar o Novo Anhangabaú no mês das mulheres. Tem para todos os gostos. É só vir. A gente está te esperando.

Leia também

Eventos