Conheça os principais movimentos da capoeira

Conheça os principais movimentos da capoeira

26/5/2022

A capoeira chegou na programação do Novo Anhangabaú! E para animar você a participar também dessa novidade, apresentamos o basicão da capoeira.

Arte marcial, esporte, música, dança, ancestralidade… A capoeira é tudo isso, é parte fundamental da formação do que é Brasil. Perseguida e marginalizada, a capoeira teve a resistência e a ginga pra não só sobreviver ao patrulhamento branco, como se tornar um patrimônio nacional.

E é claro que uma expressão cultural dessa magnitude não poderia ficar de fora da programação do Vale da Gente. A partir de junho, tem aulas gratuitas de capoeira no Novo Anhangabaú e (à esta altura você já sabe, mas não custa reforçar) todo mundo está convidado. E pra dar aquele empurrãozinho no seu entusiasmo, preparamos este guia com alguns dos movimentos básicos da capoeira. Confira:

Ginga: é o passo mais básico, praticamente todos os demais movimentos da capoeira partem da ginga. O lutador mantém um gingado contínuo do corpo, levando uma perna e o braço do mesmo lado alternadamente para frente e para trás, atento para atacar ou se defender. A ginga se inicia com uma passada de perna para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto, como proteção. Em seguida, as pernas são novamente igualadas e repete-se o movimento com o outro lado do corpo.

Benção: movimento em que o capoeirista levanta a perna que está para trás no momento da ginga, levando a sola do pé contra o peito do adversário.

Negativa: passo que serve como esquiva ou como início de um novo ataque. O jogador desce sobre uma das pernas, apoiando todo peso do corpo sobre o calcanhar, enquanto a ponta do pé sustenta a ação. Ao mesmo tempo, a outra perna é lançada à frente, esticada, com o calcanhar tocando o chão. O braço do lado da perna esticada apóia a mão no solo, garantindo três pontos de apoio. Essa posição permite a alternância rápida para o movimento seguinte e, sim, requer tanta agilidade quanto parece…

Armada: pontapé rodado muito comum no esporte. O movimento começa a partir da ginga, fazendo uma rotação de corpo, seguida pelo lançamento da perna em direção ao adversário.

Au: é a popular roda ou estrela. Na capoeira, o au é utilizado como uma forma rápida de se esquivar de um ataque ou enganar o oponente.

Meia Lua de Compasso: o famoso rabo de arraia. Nesse movimento, o capoeirista levanta a perna e gira o corpo em semicírculo, levando as mãos ao chão e dando as costas para o oponente. A execução precisa ser perfeita, pois é um passo que deixa o lutador vulnerável a um contra-ataque.

Pronto, agora você não precisa mais começar do zero na atividade de capoeira do Novo Anhangabaú. E o que pode ser melhor pra começar a semana do que carregando as baterias na energia ancestral da capoeira? Então, apareça por aqui e solte sua ginga:

SEGUNDA eu começo

Capoeira – 20h

Leia também

Eventos