Porque a festa fica ainda melhor com consciência social.
No último sábado, 19 de abril, o Novo Anhangabaú viveu uma tarde/noite de pura energia com a realização da Pantanum Stage, uma celebração dedicada ao som e à cultura psytrance. Com um público de mais de 1800 pessoas, o Vale foi tomado por uma atmosfera de conexão, liberdade e ritmo pulsante. Mas além da música que tomou conta do coração de São Paulo, o evento também bombou em outra frente: a solidariedade.
Organizada pelas crews Under Effect e Naturaiz, a festa ofereceu a possibilidade de doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. O resultado? O público respondeu com impressionantes 2 toneladas de alimentos, que foram destinados ao Instituto Vó Tutu (@votutuoficial), uma iniciativa que nasceu da vontade de ajudar e cresceu com o poder da comunidade.
A história do instituto é um exemplo de como pequenos gestos podem gerar grandes transformações. Durante a quarentena, isolada em casa na Brasilândia, zona norte de São Paulo, Dona Tutu decidiu “colocar a mão na massa” e fazer pães para ajudar vizinhos em situação de vulnerabilidade. Com a ajuda dos netos, que gravaram um vídeo pedindo doações de ingredientes, o projeto ganhou visibilidade e passou a receber apoio de toda parte – de anônimos a figuras públicas.
Com o tempo, e com a ajuda do apresentador Luciano Huck, o Instituto recebeu equipamentos, um forno industrial e uma grande reforma, se tornando um verdadeiro centro de acolhimento e capacitação. Hoje, o Instituto Vó Tutu distribui diariamente cerca de 2.000 pães e 300 litros de chá, oferece cursos em parceria com o Senai, apoio psicológico, distribuição de kits de higiene e diversas outras ações voltadas ao fortalecimento da comunidade local.
Ao escolher apoiar o Instituto Vó Tutu, a Pantanum buscou reforçar o papel da cultura como ponte entre diferentes territórios da cidade, conectando pessoas através da arte, da empatia e da ação coletiva.