A origem ancestral do muay thai

A origem ancestral do muay thai

15/6/2022

O muay thai começou como resistência, virou lenda e evoluiu até virar esporte. Descubra um pouco da ligação milenar entre essa arte marcial e seu país de origem.

Para gerações de brasileiros, o primeiro contato com o muay tai foi tomando um tiger uppercut – ou "tiger Robocop", como ficou conhecido por aqui – do Sagat, em Street Fighter II. Já para os tailandeses, a arte marcial está presente na vida de todos, mesmo que como espectadores, desde muito cedo. Afinal, em seu país de origem, o boxe tailandês (tradução literal de muay thai) tem uma popularidade equivalente à do futebol no Brasil, com arenas lotadas, transmissões televisivas de audiência gigantesca e esportistas vivendo como celebridades milionárias.

Essa ligação umbilical entre luta e nação teria surgido há cerca de 2 mil anos. Agricultores forçados a deixar a China encontraram refúgio nas terras do que hoje é a Tailândia. Ainda perseguidos, precisavam encontrar um jeito de se defenderem da agressão chinesa. Assim, tomando por base movimentos do kung fu, os refugiados desenvolveram a primeira versão do muay thai, muito mais brutal do que a que conhecemos atualmente, incluindo a utilização de espadas, machados e qualquer outra arma disponível.

Em 1774, com as armas há muito abolidas das lutas, um episódio elevou o muay thai ao status de lenda. Em mais um problema com sua vizinhança complicada, o Sião (nome da Tailândia na época) estava sob o domínio de invasores birmaneses. Durante um festival budista, Magra, rei da Birmânia, achou que seria um entretenimento de qualidade para as massas colocar os melhores lutadores de seu país em disputas contra prisioneiros tailandeses.

A demonstração de força acabou não saindo como o planejado, pois o lutador Nai Khanom Tom estava entre os cativos. Tom derrotou 9(!) combatentes birmaneses, um após o outro, conquistando sua liberdade. Apesar do exagero mitológico que o evento ganhou no decorrer dos séculos, o feito de Nai Khanom Tom é um fato histórico que o transformou em herói nacional e originou o Dia do Muay Thai, comemorado até hoje na Tailândia, no dia 17 de março.

Até a Primeira Guerra Mundial, o muay thai se manteve muito próximo à prática militar, tanto que era disciplina obrigatória entre os soldados tailandeses. O fim do conflito coincidiu com uma série de mutações nessa arte marcial, que acabaram por a transformar num esporte. A luta moderna engloba elementos do boxe tradicional – como o uso de luvas acolchoadas, a divisão em rounds com limite de tempo e o espaço demarcado de um ringue para o combate – e um conjunto de regras claras que aplacaram o “vale tudo” do estilo raiz.

Entre essas regras, a mais impactante (ou menos, pois acabou com um impacto a menos) foi a que mudou o título do muay thai, que ficou conhecido como a “arte das 8 armas” – dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas canelas. Ocorre que eram 9, mas a proibição da cabeçada trouxe a inevitável redução.

Tem muay thai no Novo Anhangabaú

Nossa aula semanal de muay thai tem atraído cada vez mais adeptos! Não é para menos, afinal, só aqui você encontra exercício de alto impacto que espanta o stress, totalmente de graça e com o acolhimento que é marca registrada do Vale da Gente e da gente que frequenta o Vale.

Muay Thai

Segundas-feiras

22h

Palco Chá – Terra de Todos

Leia também

Eventos