Virada ODS leva mais de 20 mil pessoas ao Novo Anhangabaú e à Praça das Artes

Virada ODS leva mais de 20 mil pessoas ao Novo Anhangabaú e à Praça das Artes

10/7/2025

Mais uma vez, o Novo Anhangabaú foi palco da Virada ODS, ação da Prefeitura de São Paulo, voltada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Entre os dias 6 e 8 de junho, a 4ª edição da Virada ODS transformou o Novo Anhangabaú e a Praça das Artes em pontos de encontro para o debate sobre sustentabilidade, inclusão e cidadania. Ao longo de três dias, um público recorde de mais de 20 mil pessoas participou do evento que reuniu atividades culturais, prestação de serviços públicos, feiras, palestras e atrações para todas as idades.

Com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além do Desafio 18 — que trata do combate ao racismo estrutural —, a Virada ODS buscou envolver a população em temas que vão do meio ambiente à inclusão social. A programação contou com mais de 25 shows e intervenções artísticas, mais de 27 horas de conteúdo gratuito e 20 tendas de atendimento à população.

Durante o evento, o público teve acesso a serviços gratuitos em áreas como saúde, assistência social, empregabilidade, orientação jurídica, regularização de documentos e inclusão em programas sociais. As ações foram realizadas em tendas fixas e unidades móveis espalhadas pelo Vale.

A programação cultural também teve destaque, com apresentações de artistas como Nando Reis, Pixote, Léo Maia, Cláudio Zoli, Afonso Nigro e a dupla Patati Patatá, que abriu o evento com um show voltado às crianças. No total, foram mais de 20 horas de música ao vivo em um espaço democrático e acessível.

Além dos shows, a Virada ODS ofereceu um ciclo de palestras, workshops e um congresso internacional com curadoria da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Olga Kos. O conteúdo abordou temas como inovação social, diversidade, inclusão e práticas sustentáveis. Um dos destaques foi a apresentação da métrica ECOK, criada para medir o nível de inclusão de empresas e organizações no “S” do ESG (ambiental, social e governança).

A participação das escolas da rede municipal também foi expressiva. Cerca de 1.300 crianças de CEUs e outras unidades educacionais participaram de atividades lúdicas e educativas no primeiro dia do evento. Já o projeto Imprensa Jovem envolveu estudantes em ações de cobertura jornalística e produção de conteúdo digital, promovendo o protagonismo juvenil na comunicação pública.

A Virada ODS também promoveu um espaço voltado para famílias, com debates e oficinas em parceria com o projeto Family Talks. Em paralelo, professores da rede municipal participaram de atividades de formação com certificação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa faz parte do calendário de ações da Prefeitura de São Paulo voltadas à promoção dos ODS, e teve como objetivo ampliar o acesso a informações, serviços e práticas sustentáveis por meio de uma abordagem inclusiva, acessível e participativa.

Leia também

Eventos