Quando se trata de programação sócio-esportiva-cultural, mais é mais!

Quando se trata de programação sócio-esportiva-cultural, mais é mais!

26/5/2022

Conversamos com Gustavo Torres, Coordenador de Conteúdo do Novo Anhangabaú, pra saber mais sobre a nova (e gigante) programação do Vale da Gente.

Mais de 250 atividades gratuitas mensais. Duzentas e cinquenta! É isso que o Novo Anhangabaú vai oferecer aos paulistanos, visitantes e quem mais chegar, a partir do mês de junho. A nova programação cresce não só em quantidade, mas em escala também, com novas estruturas e maior capacidade de público.

Convidamos Gustavo Torres, Coordenador de Conteúdo (também conhecido como “o cara”) do Novo Anhangabaú pra contar direitinho o que é esse salto evolutivo do Vale da Gente como palco cultural de SP, a abertura de um novo capítulo na longa e rica história do Vale do Anhangabaú.

Gustavo Torres, Coordenador de Conteúdo do Novo Anhangabaú

Vale Conferir: Dê um panorama geral da nova programação do Vale da Gente.

Gustavo Torres: É a programação atual do Novo Anhangabaú, porque nossas atividades são permeáveis, são mutantes. Ela representa nosso atual estágio de compreensão do espaço, o amadurecimento da ideia que estamos desenvolvendo desde dezembro, de todos os eventos diários que tivemos…

“Como o Anhangá, o animal mítico que dá nome ao Vale, o Anhangabaú é arisco, muda de forma o tempo todo. Nossa programação tem que acompanhar essas transformações.”

Nós passamos esses 6 meses ouvindo representantes de grande parte dos grupos que formam o caldo de cultura do Centro. Não ouso dizer “todos” os grupos, porque fazer uma curadoria completa da demografia da região é simplesmente impossível, por causa dessa linda diversidade que temos por aqui.

“Ouvimos moradores do Centro, frequentadores das nossas atividades, produtores culturais, skatistas, o setor público… Essas partes interessadas contribuíram pra essa evolução da programação do Novo Anhangabaú.”

É dessa escuta ativa que nasce a atual programação. A partir de junho, nossa agenda de eventos passa a ser atualizada trimestralmente, com mais de 250 atividades/mês. Tudo 100% gratuito, para todos e todas que desaguarem aqui no Vale. E teremos as estruturas fixas também…

Vale Conferir: Conte-me mais sobre essas estruturas…

Gustavo Torres: A paisagem do Novo Anhangabaú vai mudar, vai ficar mais bonita e acolhedora. Vamos implantar 3 estruturas fixas, especializadas, para receber nossos usuários: o Palco Chá, o Cine Anhangá e a Sala Deck.

O Palco Chá, localizado embaixo do Viaduto do Chá, vai receber shows de médio e grande porte. O Cine Anhangá é um cinema a céu aberto, com uma programação democrática e diversa que é a cara do Vale. E a Sala Deck vai abrigar as aulas de esporte e dança.

Vale Conferir: Como você vê a presença de público nestes 6 meses?

Gustavo Torres: Na primeira semana do Novo Anhangabaú, tivemos algumas atividades sem nenhum participante. As pessoas passavam, olhavam os eventos e simplesmente não entendiam o que estava rolando. Aos poucos, o boca a boca e nossos esforços de divulgação foram atraindo cada vez mais gente. E pessoas realmente interessadas, sabe? Perguntando, descobrindo, aprendendo… Até passar a participar semanalmente da sua atividade favorita.

O Novo Anhangabaú saiu de um público de zero pessoas, em algumas aulas de dezembro, para uma ocupação de, pelo menos, 60% da capacidade máxima em todas as atividades de maio.

“As pessoas estão começando a entender o Novo Anhangabaú pelo que ele realmente é: um centro cultural a céu aberto.”

Vale Conferir: E o que você diria a quem ainda não veio conhecer o Novo Anhangabaú, que ainda não sabe direito o que rola por aqui?

Gustavo Torres: Eu convido a todos e todas para que venham, despidos de ideias pré-concebidas, entender, explorar, observar o Centro de São Paulo pela perspectiva do Novo Anhangabaú. Que vejam as ruas, as pessoas, as árvores, as esculturas, as atividades que estamos desenvolvendo. Que se permitam essa proximidade, para que possam – assim como nós – se apaixonar por este território da cidade.

A programação completa

Com um convite desses, bicho… Só falta você pintar por aqui e curtir tudo (ou só um pouquinho, não tem problema) que o Novo Anhangabaú tem a oferecer, todo santo dia, totalmente de graça.

Veja nossa nova agenda de aulas, eventos e atividades. Certeza que tem algo que você já ama ou que quer aprender a amar:

SEGUNDA eu começo

Corrida – 16h

Thai Chi Chuan – 16h

Isometria – 17h

Fitness – 18h

Defesa Pessoal – 19h

Capoeira – 20h

Muay Thai – 21h

TERÇAS do Skate

Oficina de DJ para crianças – 17h

Sessão Independente Sk8 – 19h

Cultura do Grafite – 18h

QUARTAS de Respeito

Video Dance Queens – 17h

Heels Dance – 18h

Vogue – 19h

Sessão Esquenta 30 Mix Brasil – 19h

Bailes da QUINTA

Passinho – 16h

Raba Dance – 17h

Calypso – 18h

Dança Para todos (Samba Rock) – 19h

Show de Samba Rock – 21h

Rolê de SEXTA

Aula de Patins – 15h

Balé de Patins – 16h

Circuito de Patins – 17h

Playlist - Aquecimento – 17h

Palco Aberto Karaokê (evento mensal) – 18h

Ballroom (evento mensal) – 18h

Sextas-Feiras Pretas – 18h

Palco Aberto: Show e Batalha de Lip Sync (evento mensal) – 19h

SÁBADO SP

SAMBA SP – 14h

SP - Urban – 16h

Batalha de MCs – 17h

Cinema de Fachada – 20h

DOMINGO para todas as idades

Mercado de Pulgas – 9h às 21h

Forró do Bom– 12h30

Fit Dance – 14h30

Xadrez – 15h30

Playlist - Aquecimento – 16h30

Batalha de MCs – 17h

Sons do Vale – 17h30

Sessão Especial: Moscow – 20h

Leia também

Eventos