De História com H maiúsculo a “Casos de Família”, os jogos de tabuleiro têm origens fascinantes. Vem conhecer!
Ah, o prazer de “conquistar 24 territórios”, de chegar ao fim do tortuoso tabuleiro, de gritar “Uno!” a plenos pulmões… Agora, você pode experienciar tudo isso, de graça, no Novo Anhangabaú. Todo sábado, o Vale da Gente oferece as Mesas de Jogos Variados, abertas para quem chegar, com dominó, damas, Ludo, War, Banco Imobiliário e Uno.
E não pense que são só “joguinhos”. Esses jogos têm muita história para contar! Não acredita? Então dá só uma olhada em algumas delas:
Ludo
Incrivelmente, o Ludo tem sua origem no jogo indiano Pachisi disputado desde o século VI. Na versão original (jogada até hoje na Índia, sendo considerada como o “jogo oficial” do país) não se faz uso de dados, mas de conchas búzios numeradas que podiam ter até 25 lados (verdadeiros dados de RPG!), daí o nome Pachisi, que vem do hindi “pacis” que significa “vinte e cinco”.
Descoberto pelos invasores britânicos, o jogo foi lançado no Reino Unido em 1896, com o nome que também usamos no Brasil: Ludo.
War
Idos de 1972, 4 alunos de engenharia da Politécnica da USP (Gerald Reiss, Roberto Schussel, Oded Grajew e Valdir Rovai) passavam seus dias em uma garagem no bairro da Mooca, montando manualmente as peças e tabuleiros de um jogo criado por eles, para, depois, vendê-lo de porta em porta pela cidade. Era o único produto de uma pequenina empresa chamada GROW, um certo joguinho batizado de War.
O jogo era inspirado no estadunidense Risk que, por sua vez, se baseava no francês La Conquête Du Monde (A Conquista do Mundo), criado em 1957 pelo cineasta Albert Lamorisse. Além das similaridades nas mecânicas, os 3 jogos tinham outra característica em comum: serem o puro suco do clima mundial de Guerra Fria. O constante medo do grande conflito global que esperava a humanidade na próxima esquina fez de War e seus “irmãos” mais do que grandes sucessos, os tornaram verdadeiros símbolos de um período histórico.
Banco Imobiliário
O jogo se baseia no norte-americano Monopoly, o jogo de tabuleiro mais vendido do mundo. Lançado inicialmente em 1935, o Monopoly foi rapidamente entendido como uma versão lúdica do capitalismo, tanto que, durante o processo de abertura (e posterior dissolução) da União Soviética, o presidente Mikhail Gorbachev distribuiu o jogo para seus colegas do Partido Comunista para ensinar a eles como funcionava o esquema novo que estava se implantando no país.
Curioso notar que o Monopoly se parece muito com outro jogo, patenteado décadas antes, em 1904, chamado The Landlord’s Game. O “Jogo do Senhorio” não entendia a conquista de um “monopólio” como uma coisa boa. Na verdade, o jogo era uma denúncia às injustiças que os grandes proprietários impunham às classes mais pobres.
Uno
Jogos para se jogar em família ou em reuniões sociais, podem gerar certas, digamos, rusgas no calor da disputa. A origem do jogo Uno vem de uma tretas dessas que acabou – para nossa sorte – sendo levada à sério demais.
Era 1971, na cidade Reading-USA… Merle Robbins costumava jogar Oito Maluco (um clássico jogo de cartas americano) com seu filho Ray. Papai Merle via problemas nas regras do jogo e sempre tentava jogar de um jeito diferente. O pimpolho Ray, purista que era, insistia que eles deviam jogar rigorosamente de acordo com as normas estabelecidas. Num movimento inverso ao que se espera de um conflito de gerações, o pai se rebelou contra o filho e decidiu criar um baralho novo, com regras novas, que se parece mais com o jogo que queria.
E assim, surgia um novo jogo. Rapidamente, a família Robbins (incluindo o tradicionalista Ray) percebeu que a invenção do papai era, de fato, mais divertida que o Oito Maluco. Disposto a levar sua criação para outras pessoas (e a monetizar sua ideia, como manda o sonho americano), Merle economizou 8 mil dólares para produzir 5 mil unidades de seu jogo para vender em uma barbearia local. O tal Uno inventado por Merle foi um sucesso instantâneo. E o resto é História.
Bóra jogar?
Agora que você já conhece o tanto de história contida em cada jogo, falta jogar, né?
Nas Mesas de Jogos Variados do Novo Anhangabaú, você pode vir jogar com a sua galera ou disputar partidas com outros frequentadores (e conhecer gente nova no processo!).
Mesas de Jogos Variados
Sábados
13h
Espaço Livre