Lindy Hop chega ao Vale da Gente

Lindy Hop chega ao Vale da Gente

6/4/2023

A nova atividade do Novo Anhangabaú chega carregada de uma rica história de mais uma gigante contribuição da cultura preta para o mundo.

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Lindy Hop, mas certamente já viu – em algum filme, série ou novela – algum casal fazendo os passos saltitantes desse estilo de dança. O Lindy Hop é uma dança social, para dançar em pares, uma mistura mais "pilhada" de Jazz com Swing e Charleston, caracterizada pelos movimentos circulares e swingados, acompanhados de saltos, giros e lançamentos acrobáticos.

O estilo surgiu nos bailes do Harlem, em Nova York, no final dos anos 1920. George “Shorty” Snowden é considerado o inventor da dança por muitos estudiosos. A primeira performance de Lindy Hop aconteceu quando ele e sua parceira, Mattie Purnell, surgiram com passos acelerados e acrobáticos na maratona de dança do Harlem's Rockland Palace, em 1928. A vitória na competição tornou Shorty um dançarino muito requisitado, o que o levou a formar o primeiro grupo de dançarinos de Lindy Hop, o Shorty Snowden Dancers.

Shorty também teria sido o criador do nome Lindy Hop, mas isso está no campo da especulação. Existem pelo menos duas versões para a origem do termo. Uma delas aponta que "Lindy" é uma gíria local do início do século XX que significa “garota”, “moça”, “mulher jovem”. A outra, que ficou mais famosa, conta que “Lindy” vem do apelido do aviador Charles Lindbergh, uma figura extremamente popular na época, após completar o primeiro voo transatlântico, em 1927.

Na década seguinte, o Lindy Hop viveu um salto de popularidade em Nova York. Os grandes salões de dança do Harlem, como o Savoy Ballroom e o Cotton Club, atraíam gente de toda a cidade, incluindo brancos abastados que levavam para o bairro um dinheiro extremamente bem-vindo naquele período histórico, a Grande Depressão. E foi a partir de um dançarino do Savoy que o Lindy Hop começou a deixar as fronteiras da Big Apple para ganhar o país inteiro e, por conseguinte, o mundo.

Herbert “Whitey” White convenceu o gerente do Savoy a transformar uma parte do salão de baile em uma área de performance, na qual os melhores dançarinos pudessem exibir seus passos em rodas de improviso, para entreter os clientes mais ricos. A partir dessas apresentações, Whitey formou sua própria companhia, chamada Whitey’s Lindy Hoppers, que fez um sucesso estrondoso e acabou por chegar no melhor lugar possível para se atingir o mainstream: Hollywood.

Descoberta por algum figurão de Hollywood, a trupe de Whitey performou em diversos filmes no final dos anos 1930, começo dos 40, incluindo Um Dia nas Corridas (1937) e Pandemônio (1941). Com suas aparições cinematográficas, o Whitey’s Lindy Hoppers ficou conhecido em todo o planeta, o que lhes garantiu uma turnê mundial e levou a dança do Harlem para os 5 continentes.

A partir da década de 1950, o Lindy Hop foi perdendo espaço para novos estilos que surgiam. Sua marca no consciente popular, no entanto, segue muito viva até os dias de hoje. Tanto que, vira e mexe, surge um revival da dança, em algum lugar do mundo. Talvez o mais curioso tenha rolado nos anos 1980, em um dos países menos conhecidos por seu swing, a Suécia!

Lindy Hop no Novo Anhangabaú

O Lindy Hop é uma das novidades do Vale da Gente para o mês de abril, trazendo ainda mais ritmo e cultura preta à nossa programação. Então, anota aí o serviço e vem requebrar, saltitar, socializar e trabalhar o preparo físico (por que o negócio é agitado) com a gente:

Lindy Hop

Domingo, 9 de abril

10h

Espaço Livre

Lindy Hop

Quarta-feira, 12 de abril

18h

Espaço Livre

Leia também

Eventos