Ki’mbanda: o rock é preto

Ki’mbanda: o rock é preto

6/11/2023

No dia 19/11, o Vale da Gente recebe o Ki’mbanda, um grupo de rock que mistura elementos do candomblé, umbanda e afrofuturismo, resgatando as origens pretas do rock.

O grupo Ki'mbanda é um fenômeno que só poderia acontecer no intenso caldo de cultura do cenário musical brasileiro. Onde mais se encontraria uma banda com uma abordagem que combina rock com elementos das religiões de matriz africana?

Formado unicamente por músicos pretos, o Ki'mbanda vem se destacando na cena rock nacional por sua sonoridade totalmente única – uma fusão de hard rock com ritmos africanos, batuques, tambores e cantos de candomblé e umbanda – e letras contundentes em português, inglês, yoruba e kimbundu que apresentam as histórias dos orixás através da visão do homem preto.

O grupo tem como objetivo oferecer ao público uma autêntica jornada pela diáspora africana por meio da música. Seu show é um Xirê, a festa dos orixás, mas sem conotações religiosas, o foco está na preservação da cultura e na narração das histórias de antigos líderes, reis e rainhas de todas as nações africanas e sua diáspora, lançando luz sobre a jornada do povo que foi escravizado e suas ramificações históricas.

O trabalho do Ki'mbanda representa uma quebra de paradigma, que desafia as convenções do rock brasileiro e abre espaço para uma mais que bem-vinda diversidade, com o bônus de usar a música como uma ferramenta poderosa para promover a compreensão cultural e o respeito às tradições espirituais e culturais de origem africana.

Vem curtir de perto o som pesado do Ki'mbanda e sentir a batida do bom e velho roquenrou se misturar perfeitamente com os tambores africanos com som de história e resistência. Essa experiência vai ampliar seus horizontes musicais.

Sons do Vale: Ki'mbanda - O Rock é Preto

Domingo, 19 de novembro

17h

Terra de Todos

Leia também

Eventos