Isometria: modo de usar

Isometria: modo de usar

23/9/2022

Não tem movimento, mas trabalha os músculos de uma maneira única. E tem no Novo Anhangabaú, toda segunda-feira, de graça para quem chegar. Vem conhecer mais sobre os exercícios isométricos.

Exercício que funciona de verdade, sem que você precise se mexer, parece anúncio daqueles equipamentos mirabolantes de televendas, né? Do tipo que termina com “se você ligar nos próximos 5 minutos, ainda leva o exclusivo kit anti-lesões e o gel devorador de gordura localizada”.

Mas não é magia nem tecnologia. Diferentemente de um produto “ligue já”, a isometria (ou exercícios isométricos ou treinos estáticos) entrega resultados sérios de ganho muscular, além de trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora. E não, “estático” não significa que é moleza, apesar do nome dado à modalidade na Grécia Antiga: “exercício suave”.

“Isometria” vem da soma dos termos gregos iso (igual) + metron (medida). Essa “igual medida” fala da não alteração no comprimento do músculo durante a prática, não há alongamento e encolhimento da musculatura, como nos exercícios tradicionais.

O conceito da isometria é trabalhar a contração de determinado músculo ou de um grupo muscular, usando a própria resistência muscular como “peso”. Na prática, a pessoa contrai o músculo desejado e fica parada naquela posição durante o tempo de execução do exercício.

Imagem: Freepik

Os principais benefícios dessa vertente de exercício são o ganho de força e resistência física. Além disso, eles provocam hipertrofia sem exigir das articulações e tendões, uma vez que ambos permanecem estáticos durante o treino. Há, ainda, ganhos colaterais de equilíbrio e coordenação motora.

Com exceção dos hipertensos (estudos apontam que exercícios isométricos podem causar desequilíbrio da pressão arterial; é necessário acompanhamento médico), qualquer um pode praticar a isometria. Ela é especialmente indicada para quem quer começar (ou retomar) a atividade física e para pessoas com histórico de lesões musculares, articulares ou de tendões.

Apesar de parecer super “faça você mesmo”, é recomendável que a prática de exercícios estáticos seja acompanhada por um profissional especializado nessa modalidade. Ah, você não conhece nenhum?

(Bom, lá vai).

Seus problemas acabaram! Toda segunda-feira, o Novo Anhangabaú tem uma atividade de Isometria, ministrada por especialista e totalmente grátis. Quer começar uma atividade? Vem! Está buscando um treino diferente? Vem também!

Isometria

Segundas-feiras

18h

Sala Deck – Espaço Livre

Leia também

Eventos