Hatha Yoga no Novo Anhangabaú

Hatha Yoga no Novo Anhangabaú

6/11/2023

Sua origem é lendária, mas seus benefícios ao corpo e à mente são bem reais. Conheça a Hatha Yoga, a mais nova atividade do Vale da Gente.

Certo dia, incontáveis anos atrás, o deus hindu Shiva e sua companheira, a deusa Parvati, descansavam em uma caverna nas profundezas do oceano. Parvati, observando o sofrimento da humanidade, questionou Shiva sobre como as pessoas poderiam se conectar a ele, apesar de suas limitações mentais, físicas e intelectuais, e sua profunda identificação com a forma corpórea. Foi então que Shiva apresentou, pela primeira vez, a hatha yoga a Parvati.

Quando o casal de deuses deixou a caverna, surpreendeu-se ao encontrar um peixe que havia ouvido atentamente toda a conversa. Shiva viu no peixe bisbilhoteiro a oportunidade de apresentar a hatha yoga à humanidade.  Assim, Shiva o transformou em um ser humano e o batizou Matsyendranath, tornando-o o primeiro mestre do hatha yoga nesta era.

Shiva

Essa é a origem mitológica da hatha yoga. O que se sabe, de fato, é que os primeiros registros das posturas relacionadas à prática datam de 2000 A.E.C., na região do Vale do Indo, no atual território paquistanês.

A palavra "hatha" é derivada do sânscrito e combina duas sílabas: "ha", que significa "sol", e "tha", que significa "lua". Essas duas palavras simbolizam a união de opostos, representando o equilíbrio entre força e suavidade, masculino e feminino, ação e reflexão e tantas outras dualidades humanas. O objetivo da hatha yoga é harmonizar essas polaridades para alcançar um estado de equilíbrio e bem-estar.

Yogis do século XVIII no Rajastão

A hatha yoga enfatiza a importância da prática física, que inclui posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama), purificação interna (shatkarma) e relaxamento. Essas práticas visam preparar o corpo e a mente para a meditação e a realização espiritual.

Nos dias de hoje, essa prática milenar continua sendo um verdadeiro presente de Shiva para uma humanidade cada vez mais absorvida pelos corres, conexões e obrigações inadiáveis do cotidiano, trazendo uma enormidade de benefícios físicos e psicológicos (ou espirituais, vai da crença pessoal de cada um) para seus praticantes:

  • Melhora da flexibilidade: As posturas (asanas) ajudam a alongar e fortalecer os músculos, o que, por sua vez, melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações.
  • Fortalecimento muscular: As posturas da hatha Yoga envolvem o uso de grupos musculares diferentes, o que ajuda a desenvolver força e resistência muscular.
  • Melhora da postura: A prática regular possibilita a correção de desequilíbrios posturais.
  • Alívio do estresse: A combinação de asanas e exercícios de respiração (pranayama) promove relaxamento e reduz os níveis de estresse.
  • Melhora na respiração: Praticar pranayama aprimora a capacidade pulmonar, promove uma respiração mais eficaz e reduz a tensão.
  • Redução da dor crônica: A hatha yoga tem sido usada como uma terapia complementar para o alívio de dores crônicas, como dor lombar e nas articulações.

Parece muita coisa, mas ainda poderíamos mencionar promoção da saúde cardiovascular, melhora na concentração, ajuda no controle da ansiedade e da depressão e mais!

A partir do mês de novembro, você pode ter todos esses benefícios, gratuitamente, na atividade semanal de Hatha Yoga do Novo Anhangabaú. Dê a si mesmo essa oportunidade de ganhar mais qualidade de vida:

Hatha Yoga

Sábados

10h

Praça Ramos de Azevedo

Leia também

Eventos