Gente do Vale: Marlene Salgado e Bia Fonseca

Gente do Vale: Marlene Salgado e Bia Fonseca

15/6/2022

Cada uma das 250 atividades do Novo Anhangabaú passa por nossas Produtoras Culturais. Conheça essas mulheres incríveis e sua paixão pela cultura.

O Vale da Gente só existe graças ao amor e à excelência da #GenteDoVale. Somente para a concepção e realização das suas atividades, o Novo Anhangabaú conta com mais de 100 profissionais entre professores, produtores, curadores e artistas. Todos dedicados a proporcionar a ocupação do Centro de São Paulo com cada vez mais cultura, lazer e esporte.

A #GenteDoVale em ação

Foi justamente para dar visibilidade a essas pessoas que criamos a série #GenteDoVale, que vai contar um pouco da história de quem faz o Novo Anhangabaú acontecer.

E para começar, vamos falar de Marlene Salgado e Bia Fonseca, as Produtoras Culturais responsáveis por materializar os eventos pensados pela equipe de conteúdo, contatando professores, grupos ou artistas ligados à atividade, levantando equipamentos necessários e fazendo com que tudo esteja no lugar certo e na hora certa.

“Não existe esse negócio de ‘atividade cancelada’, se o professor não puder comparecer, por qualquer motivo, conseguimos um substituto, damos um jeito.”
Bia Fonseca

A parceria de Marlene e Bia não é de hoje. As duas têm vasta experiência na produção de teatro e sempre frequentaram ativamente a cena cultural paulistana. Produzindo para grandes nomes do teatro paulistano – como Teatro Oficina (Bia) e Grupo Pia Fraus (Marlene) – as duas acabaram por se tornarem amigas. Em 2015, produziram sua primeira peça juntas e não pararam mais.

“Quando fui convidada para a produção do Novo Anhangabaú, chamei a Bia imediatamente. Sabia que ter a visão dela seria fundamental para entender a diversidade do público do Vale.”
Marlene Salgado

Elas têm trabalhado no Novo Anhangabaú desde o início, em dezembro passado, propondo as atividades gratuitas mais variadas possíveis, em busca de botar em prática denominadores comuns que unam as várias tribos de SP.

“Na aula de xadrez, por exemplo, já pude ver skatistas, patinadores, estrangeiros, transeuntes, pessoas em situação de rua… Todos jogando juntos. Unidos pela vontade de aprender ou praticar. É muito gratificante.”
Marlene Salgado
Xadrez com skate? Temos!

Diariamente, Marlene e Bia testemunham seu trabalho rendendo frutos de cultura e inclusão. Afinal, a tarefa delas não termina quando a atividade começa. Pelo menos uma delas acompanha todas as aulas e eventos, obtendo feedback de professores e participantes, buscando descobrir o que está dando certo e o que precisa melhorar para garantir o acolhimento e a funcionalidade em tudo que o Novo Anhangabaú oferece.

“Para mim, é uma chance única de exercitar meu amor pelo Centro, de colaborar para a ocupação positiva dessa região da cidade.”
Bia Fonseca

A novíssima programação, inaugurada este mês, representa o ápice do trabalho de Bia e Marlene aqui no Vale – até agora, pelo menos. Com 250 atividades mensais e o nascimento do Palco Chá, da Sala Deck e do Cine Anhangá, o Vale da Gente nunca viu tantos eventos diferentes, muitas vezes acontecendo ao mesmo tempo. De capoeira a exibição de filmes, passando por raba dance, xadrez e forró, é preciso saber um muito de tudo para colocar de pé tamanha diversidade de ações sócio-esportivas-culturais, de domingo a domingo.

Marlene e Bia tiram de letra.

“Já não estamos mais no estágio de contar para as pessoas que rolam atividades diárias no Novo Anhangabaú. Quem passa por aqui já sabe disso. Agora, o pessoal já vem perguntar o que tem de novidade.”
Marlene Salgado
“Eu sei que é clichê, mas é como se fosse um casamento, nós já completamos as frases uma da outra. E o endereço do 'casal' é o Vale do Anhangabaú, estamos por aqui todo dia.”
Bia Fonseca
O Vale também é dos artistas

Agora que você conhece as pessoas que dão um duro danado pra trazer esse tanto de coisa interessante, edificante e divertida para o Novo Anhangabaú, bem que você podia fazer valer todo esforço da Marlene e da Bia e dar uma passadinha por aqui, né? Dá uma olhada na nossa agenda completa, com certeza vai ter alguma coisa que você ama ou está louco pra amar. Só vem!

Leia também

Eventos