Tá de férias em julho? Vem curtir as atrações gratuitas do Vale da Gente. Não tá? Aproveita que é fim de semana e vem também!
A gente tem atividades sócio-educativas-culturais todo dia, o ano inteiro. E nas férias de julho? Temos mais, ué. Ah, mas vocês está na labuta este mês? É pra isso que tem fim de semana!
Confira os destaques da nossa programação neste finde no Novo Anhangabaú:
9h30
Praça Ramos de Azevedo
Montagem teatral, baseada na tragédia carioca O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, realizada em palco italiano, com todo o elenco em cena durante o espetáculo, que não só de uma adaptação do texto, mas complementos textuais de crônicas de Nelson Rodrigues.
Os textos são do período de 1967 à 1969, no qual Nelson era cronista e o Brasil vivia no Olho do Furacão, com a Ditadura Militar e todos os males que essa carregava consigo, e a partir desses pensamentos, são anexadas à peça algumas de suas crônicas e pensamentos registrados.
Espaço Livre
Em uma era em que a tecnologia se tornou uma parte integrante da vida de nossas crianças, o uso da criatividade se tornou limitado. É difícil competir com tudo que já está pronto, rápido, colorido e acelerado demais. Para contrapor esse ritmo frenético da vida moderna, a oficina Brincadeira em Movimento propõe o resgate das brincadeiras populares, mergulhando as crianças em um ambiente lúdico e naturalmente curioso, colocando o movimento do corpo e todos os seus sentidos em experimentação. A proposta não se resume apenas a resgatar as tradicionais brincadeiras populares. Utilizando a música folclórica como veículo, a oficina conduz as crianças ao mundo imaginário e as leva a descobrir as danças regionais brasileiras, resgatando elementos dessa cultura riquíssima.
15h
Praça Ramos de Azevedo
As Damas abrem a roda de samba para os sambas autorais, que trazem uma nova energia à cultura popular, abordando temas como o cotidiano, o amor, a ancestralidade e a resistência das mulheres que ocupam diferentes posições na sociedade. No entanto, enfrentam-se dificuldades na divulgação dos sambas autorais devido à falta de espaço na mídia. Projetos como esse são grandes oportunidades de divulgação e resistência, pois dão voz às sambistas e fortalecem o movimento do samba.
15h
Praça Ramos de Azevedo
Concebida para ser apresentada em lugares abertos, para diferentes faixas etárias, a peça teatral O País que Perdeu as Cores traz para cena quinze artistas entre atores e atrizes, músicos e intérpretes de libras para contar a história de um povo surpreendido na Feira de Solstício de Verão pelo desaparecimento de sua governante e a ascensão de um líder autoritário.
Atividade de mediação:
A ideia é que crianças que assistiram ou assistirão à peça possam elaborar entre elas mesmas noções de participação política, cidadania e luta por direitos. A brincadeira é: estamos fundando o País das Crianças, que precisa decidir o seu primeiro governo. Quais as demandas da população de crianças para o governo de seu país? Quais bandeiras serão levantadas? Como será o processo de escolha de governo? Essas perguntas serão norteadoras para propostas de jogos teatrais e criação de cenas trazidas pelos artistas-educadores da Companhia Barco.
19h
Terra de Todos
Já pensou em ter uma banda tocando para você cantar em um palco? Essa experiência é possível com a banda Karaokê ao Vivo, onde o artista é você!
Essa é a ideia principal dessa brincadeira que emociona públicos de todas as idades. A proposta é reunir pessoas e cantar por pura diversão, com uma banda ao vivo, que conta com vocal, guitarra, baixo, bateria e teclado. No repertório, muito rock, pop, jazz, sertanejo, samba, axé, entre outros ritmos musicais. Um verdadeiro festival de canções – separadas por autor e nome da música – é apresentado para que os participantes possam escolher o que preferem cantar!
12h
Espaço Livre
Um circuito de patins que conta com pequenos obstáculos – comuns à prática do esporte – além de um instrutor especializado no assunto, pronto para ajudar os participantes – dos novatos aos mais experientes – a melhorarem sua técnica.
É só trazer seus patins e vir deslizar no Vale.
15h
Terra de Todos
O circo é uma arte milenar, que começou na China e se espalhou pelo mundo, levado por trupes itinerantes com pessoas que abriram mão de uma vida mais tradicional para encantar o público com suas apresentações.
No Novo Anhangabaú, você pode treinar palhaçaria, elasticidade, acrobacias, equilíbrio e tudo mais o que a imaginação permitir. Leve a alegria do circo para a sua vida!
17h
Terra de Todos
A banda apresenta um som eletrizante que faz uma mistura de música regional brasileira com pitadas de rock, dando origem a uma nova concepção sonora. Na formação de vocais, guitarra, baixo, bateria, percussão e teclado/sintetizador, Calango Brabo traz ritmos afro-brasileiros com sintetizadores, performances instrumentais que abrangem o popular e o erudito ao pós-moderno em uma energia incrível e sonoridade única. Neste show, uma homenagem a Rita Lee, eterna Rainha do Rock.