Aquecimento é pouco, está rolando um tremendo fervo pra trigésima edição do maior festival de produção cultural LGBTQIA+ do Brasil.
Se tem cultura, diversão e informação inclusiva, o Novo Anhangabaú tá junto. Principalmente se for pra comemorar os 30 anos (jubileu de pérola, diria Elizabeth II) do Festival MixBrasil, que acontece em novembro, e inaugurar com estilo o Cine Anhangá, o cinema ao ar livre do Vale da Gente.
O Esquenta 30º Festival Mixbrasil traz uma programação especial com hits do Show do Gongo, debates sobre a produção cultural LGBTQIA+ nesses 30 anos e, naturalmente, filmes! Durante os meses de junho e julho, toda quarta-feira, sempre às 19h, o Cine Anhangá exibe longas e curtas premiados, que fizeram história no festival. Tudo grátis.
Dá uma olhada no que rola neste mês de junho:
15 de junho
São Paulo em Hi-Fi
Direção: Lufe Steffen
Documentário que resgata a era de ouro da noite gay paulistana nas décadas de 60, 70 e 80 – com as casas noturnas, as transformistas, os militantes, em plena época da ditadura militar.
22 de junho
Seleção de curtas
Serial Clubber Killer
Direção: Duda Leite e Gigi Mathias
Um serial killer queer está à solta em São Paulo. Mas ele tem um alvo específico: só quer saber de matar os top clubbers da cidade. Vencedor do prêmio de Melhor Curta no MIX Brasil, em 1994. Um retrato irônico da cena clubber na cidade de São Paulo.
Perifericu
Direção: Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira
Denise e Luz cresceram no Grajaú, extremo Sul de São Paulo. Elas foram criadas em meio a canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue. Colocadas à margem da sociedade, as duas se impõem contra o mundo amando, sonhando e sendo o que são.
Phedra
Direção: Claudia Priscilla
Documentário sobre a atriz Phedra de Córdoba, cubana e transsexual ícone da queer culture paulistana.
Bailão
Direção: Marcelo Caetano
A memória de uma geração visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade; o enredo a urgência da vida. E o Bailão, ponto de convergência dessas histórias.
29 de junho
Seleção de curtas
Bonde
Direção: Asaph Luccas
Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBTQIA+ do centro da cidade.
Beat 97
Direção: Washington Calegari
Álvaro está em quarentena, há 97 dias sem sair de casa, e usa os aplicativos de entrega para pedir tudo que precisa. Quando o entregador chega ao prédio com mais uma refeição, uma situação inesperada impõe a Álvaro uma difícil decisão.
Vestido de Laerte
Direção: Claudia Priscilla e Pedro Marques
Laerte percorre um longo caminho pela cidade de São Paulo em busca de um certificado.
Na Sua Companhia
Direção: Marcelo Caetano
A noite e a solidão estão cheias do diabo. Aí chega você e a agridoce vida.
Anotou? Então não falta nada pra você dar uma chegada aqui, no Novo Anhangabaú, pra tomar um ar (tanto quanto possível) puro e curtir um cineminha gratuito, sob o céu do Centro. Vem se preparar pro caldeirão de novidades do 30º Festival Mixbrasil junto com a gente.