Ensaio aberto do grupo Ilú Obá De Min

Ensaio aberto do grupo Ilú Obá De Min

26/1/2023

O Novo Anhangabaú recebe o maior bloco afro de São Paulo!

Carnaval chegando e a gente tá como? No melhor esquenta possível, naturalmente! Com dois ensaios abertos (que você também pode chamar de “gratuitos” ou “para geral”) do Ilú Obá De Min.

Fundada pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda em 2004, a associação Ilú Obá De Min (que significa “mãos femininas que tocam tambor para Xangô”) tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a participação feminina, com o objetivo manter e divulgar a cultura negra no Brasil e o fortalecimento das mulheres negras.

O Bloco Afro Ilú Obá De Min, o projeto mais conhecido da instituição, conta com uma bateria formada exclusivamente por mulheres. Desde 2005, o bloco sai em cortejo pelas ruas de São Paulo, em uma grande reverência à cultura afro-brasileira que destaca, ainda, a participação e o protagonismo das mulheres no mundo.

Os cortejos são verdadeiras intervenções culturais que promovem a cultura negra, a cultura popular e a participação ativa da mulher na sociedade através da arte, apresentando expressões artísticas/culturais, como o maracatu, batuque, coco, jongo, entre outras. Sempre homenageando mulheres gigantes da História, como a Rainha Nzinga (rainha de Matamba e Angola que representa a resistência à ocupação portuguesa do território africano), Leci Brandão (madrinha do bloco), Raquel Trindade (filha do grande poeta negro Solano Trindade), Nega Duda (sambadeira do recôncavo Baiano) Carolina Maria de Jesus (autora de “Quarto de Despejo”, traduzido em mais de 30 idiomas) e Elza Soares  (que não vamos apresentar, porque você sabe quem é).

E o que será que o bloco está preparando para 2023?

Ah, aí você vai ter que ver para saber. Então, se programa aí e vem curtir essa grande celebração da cultura africana e do poder feminino, além de se divertir um monte e dar a largada no seu carnaval!

Ensaio Aberto - Ilú Obá De Min

28 e 29 de janeiro

Sábado e domingo das 11h às 15h

Espaço Livre

Leia também

Eventos