No mês das mães, venha conhecer, no Vale da Gente, o projeto que promove a conexão entre mãe e bebê através da dança.
O projeto Dança Materna nasceu em 2008, criado pela bailarina Tatiana Tardioli a partir de uma ideia surgida durante sua experiência como mãe de primeira viagem, quando ela percebeu que sua arte poderia ser trabalhada como mais uma forma de conexão entre mãe e bebê, ainda no período da gestação.
Dessa ideia inicial até o método completamente estabelecido – e espalhado por mais de 40 cidades no país –, Tatiana dedicou 10 anos ao estudo de danças contemporâneas, populares, educação somática, fisioterapia e transdisciplinaridade, o que transformou a Dança Materna em uma prática abrangente, com benefícios físicos, psicológicos e sociais para mães e filhos.
As aulas são estruturadas em sequências de movimentos que envolvem o contato físico entre mãe e bebê, como abraços, balanços e rodas, e são acompanhadas por músicas selecionadas cuidadosamente para cada momento da aula. A proposta é que as mães possam se expressar corporalmente e criar uma comunicação não-verbal com seus filhos, trabalhando também a autoconfiança e a autoestima das participantes, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento saudável dos pequenos.
A atividade também pode ser realizada em trio. Sim, pais e outras mães são mais que bem-vindos a fazer parte desse momento, fortalecendo os vínculos do núcleo familiar como um todo.
Toda essa interação entre famílias das mais diversas colabora, ainda, para a socialização das mães, uma parte da vida que, muitas vezes, acaba ficando um pouco de lado a partir dos últimos estágios do ciclo gestacional até os primeiros meses de vida do bebê.
Vem conferir
Nos dias 13 e 20 de maio, o Novo Anhangabaú oferece três atividades gratuitas dedicadas à Dança Materna, abertas para todas as mamães. Serão aulas com duas horas de duração, apresentando tudo de positivo que o método traz para elas e seus bebês. A aula do dia 20 será seguida de uma roda de conversa sobre os desafios e deleites da maternidade.
As atividades são indicadas para:
Haverá carregadores (slings, wraps etc) para empréstimo durante a aula, mas quem tiver o seu próprio, é recomendável trazer, para que mais mamães que não possuam o equipamento possam participar.
Quer viver essa experiência de contato, afeto e lazer com o seu bebê? É só anotar direitinho os dias e horários e vir para cá:
Dança Materna
Sábados, 13 de maio
15h
Espaço Livre
Dança Materna + Conversa sobre a maternidade
Sábado, 20 de maio
14h
Espaço Livre