Seguindo em seu compromisso de cuidar da área do Vale, o Novo Anhangabaú vem trabalhando na requalificação da Praça Pedro Lessa. Confiram as melhorias conquistadas desde que o Novo Anhangabaú assumiu esse compromisso com o espaço.
Popularmente conhecida como Praça do Correio, a Praça Pedro Lessa foi inaugurada juntamente com o Palácio do Correio, em 1922. No decorrer desse um século de existência, o local já pertenceu aos correios e foi até estacionamento. Nas últimas décadas, a praça não contou com uma zeladoria adequada, sofrendo um contínuo processo de degradação.
Isso começou a mudar no ano passado, quando o Consórcio Viva o Vale passou a reunir-se com as diversas partes interessadas no bem-estar da praça (e do Centro como um todo) para debater ações que pudessem melhorar as condições gerais do espaço. Foram conversas amplas, com expertises e pontos de vista diversos.
Dessas conversas com o poder público, comunidade do entorno, iniciativa privada, sociedade civil organizada e instituições de ensino surgiram as iniciativas colocadas em prática pelo consórcio que já estão transformando a Praça Pedro Lessa. Veja abaixo, tudo que conquistamos:
Recuperação do solo
O trabalho de recuperação do solo foi realizado em parceria com o Pátio de Compostagem da Sé. Além da limpeza da área, foram aplicadas camadas de composto orgânico.
Ações participativas
Sessões de plantio realizadas conjuntamente com atividades educativas e de conscientização. Essas ações contaram com as seguintes parcerias: Secretaria Municipal da Saúde, Programa de Ambientes Verdes e Saudáveis – SUS, moradores do entorno, Movimento Nacional dos Catadores, Movimento Nacional da População em Situação de Rua e estudantes de nutrição e fisioterapia da faculdade Uninove.
Trilhas de passagem
O processo de abertura de caminhos foi estudado de acordo com a movimentação natural dos pedestres que utilizam o espaço.
Além de todo trabalho de manutenção e zeladoria, seguimos em contato contínuo com essas e outras organizações para ampliar nossas iniciativas para aprimorar nossos espaços para o nosso amado Centro e suas pessoas.