Conheça mais uma ação do Consórcio Viva o Vale para cuidar da região do Novo Anhangabaú.
A Praça Ramos de Azevedo nasceu junto com o Theatro Municipal, em 1911, e recebeu esse nome (apenas em 1928) em homenagem ao renomado arquiteto responsável pelo projeto do histórico teatro. Em 1922, a praça ganhou o conjunto de esculturas que a tornaria um dos principais cartões postais de SP, o Monumento a Carlos Gomes.
O maior destaque do conjunto escultórico é a imponente Fonte dos Desejos, obra do artista italiano Luigi Brizzolara. Chamada originalmente de Glória, Ordem e Progresso, recebeu a alcunha de Fonte dos Desejos em 1957, quando o prefeito Adhemar de Barros ganhou da escritora italiana Mercedes La Valle um frasco contendo água da Fontana di Trevi, de Roma. Durante uma cerimônia na Praça Ramos, o prefeito despejou a água na fonte e a “rebatizou” com o nome que a tornaria famosa.
Ao longo dos anos, a Praça Ramos de Azevedo tornou-se um importante ponto de encontro e um símbolo da vida cultural da cidade. Hoje, o Novo Anhangabaú mantém a vocação da praça e a insere como palco de manifestações artísticas, apresentações musicais e eventos culturais a céu aberto, em pleno Centro.
O Consórcio Viva o Vale também cuida da Praça Ramos de Azevedo e, recentemente, atuou com especial atenção no seu maior ponto focal: a Fonte dos Desejos. Foram obras de limpeza e manutenção que trouxeram de volta o brilho da fonte, suas águas e luzes, renovando sua beleza e a reafirmando como espaço de apreciação e convívio.
Além do nosso trabalho diário de zeladoria, seguiremos requalificando toda área do Vale para que ele se torne cada vez mais belo, seguro e convidativo para toda a população. Afinal, como diz o ditado, quem ama, cuida.