Neste mês de outubro, a atividade de Brega Funk estreia no Novo Anhangabaú para botar todo mundo para dançar e fazer exercício de alto impacto ao mesmo tempo! Vem conhecer um pouco da história desse ritmo que saiu de Recife para conquistar o Brasil.
Você já sabe, né? Se é do Brasil, cabe no Novo Anhangabaú. Em outubro, chega a vez do Brega Funk se juntar ao nosso leque de atividades brasileiríssimas, todas as segundas-feiras, às 18h.
E não era para menos, afinal, o brega funk, oriundo das periferias de Recife, Pernambuco, é uma representação marcante da cultura popular do país. Sua história traça uma linha do tempo de diversos sons populares do Norte e Nordeste do Brasil. Sua origem remonta ao tecnobrega, um movimento musical que surgiu em Belém, que, por sua vez, é uma combinação de música eletrônica com influências regionais, como o carimbó e o brega, que fez nascer uma cena vibrante e única na região amazônica.
O ingrediente final para o novo som veio do funk carioca, com a incorporação de suas batidas mais aceleradas e letras ousadas que abordavam temas do cotidiano, relacionamentos e festas. Praticamente uma síntese de sons periféricos brasileiros, o brega funk não demorou a encontrar seu público em Pernambuco e iniciar seu domínio territorial por outros estados do Nordeste. Assim, idos de 2011, nomes como Sheldon, Cego, Tocha, Dadá Boladão e Tróia tornaram-se celebridades regionais.
Em 2018, o brega funk tomou o país, graças à proliferação viral do vídeo da música Envolvimento, de MC Loma e as Gêmeas Lacração.
Com o apoio de artistas como Anitta e Kondzilla (que produziu uma versão blockbuster do vídeo da música), Envolvimento chegou à casa de 1 milhão de visualizações no Youtube e alçou as 3 jovens de Jaboatão dos Guararapes ao patamar de hit do carnaval 2018.
A partir daí, além de se tornar presença obrigatória no carnaval, o brega funk fincou sua bandeira nas pistas de todo o país e vem mantendo números gigantescos nas plataformas de música.
Brega Funk no Novo Anhangabaú
Toda energia do brega funk chega, em outubro, à programação do Vale da Gente. Uma atividade para você não só dançar ao ritmo dos maiores sucessos do gênero, mas também se aprofundar na vivência das periferias nordestinas e, como se não bastasse, trabalhar braços, pernas e cintura. Vem conhecer:
Brega Funk
Segundas-feiras
18h
Terra de Todos