BikeCine: cinema sustentável estreia no Vale

BikeCine: cinema sustentável estreia no Vale

26/3/2024

Veja como foi essa noite especial com muita (mas muita) bike, música, atividade física, sustentabilidade e, é claro, cinema.

A cada ano que passa, fica mais clara a necessidade da transformação energética para a manutenção da vida humana nesta Terra. Quem esteve no Novo Anhangabaú na quinta-feira, 21 de março, testemunhou a estreia no Brasil de uma inovação no entretenimento com geração sustentável de energia que pode (na verdade, deve) se tornar lugar-comum num futuro próximo: o BikeCine, um cinema ao ar livre totalmente movido a bicicletas.

Pedaladas fazendo a sessão de cinema acontecer

Toda a eletricidade necessária para cada sessão do BikeCine acontecer é gerada exclusivamente pelas pedaladas do público nas 16 estações de captação, 10 bicicletas fixas e 6 bases para acoplar bikes particulares, além do “pedal de mão”, ferramenta que permite que crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida também possam colaborar para a exibição do filme.

"Pedal manual"

A inovação também está na projeção, feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre, e se mantém inflada com a energia gerada nas bikes.

“Nós já trabalhamos com vários tipos de cinema ao ar livre e, quando vimos esse formato com as bicicletas no exterior, sentimos a necessidade de trazê-lo para o Brasil” - Marco Costa, coordenador do BikeCine
Ciclistas de todas as idades

O público eclético que lotou o evento para conferir essa novidade pode acompanhar a abertura com um pocket show de Thunder & Turnbull, dupla formada por Luiz Thunderbird e Lucinha Turnbull, no palco ativado pela energia gerada nas bikes. Na sequência, foram exibidos curtas/documentários sobre mobilidade urbana e ciclismo.

“Eventos como este, em pleno Vale, são a ocupação do Centro de São Paulo que a gente quer” - Luiz Thunderbird

Fechando a noite de inauguração, uma conversa com a cicloativista Renata Falzoni, o urbanista Nabil Bonduki e Toni Nogueira, diretor da DGT filmes sobre a importância da transformação energética e o papel das bikes nesse grande desafio para a humanidade.

Renata Falzoni chegando no rolê

Agora, depois da sessão inaugural no Novo Anhangabaú, o BikeCine vai percorrer o estado de São Paulo, levando essa nova opção de entretenimento que não agride o meio ambiente, promove a vida saudável e junta gente em torno de um tema importante. Siga o @bikecine para saber o itinerário.

Já no Vale, você pode curtir um cineminha ao ar livre e gratuito, vindo de bike ou qualquer outro meio de transporte, nas 3 sessões semanais do Cine Anhangá:

Cine Anhangá

Terças-feiras

21h

Espaço Livre

Espaço Kids

Sábados

13h

Espaço Livre

Cine Anhangá Skate

Domingos

18h

Espaço Livre

Leia também

Eventos

No items found.