O Novo Anhangabaú oferece a oportunidade de levar às crianças práticas de atenção plena com benefícios para toda a vida.
É um pensamento um tanto assustador (talvez “apavorante” fosse um adjetivo melhor) mas é a pura verdade: o estresse vem ao mundo junto com cada um de nós. Nascer, por si só, já é estressante, nós “apenas” abandonamos o mundo como conhecíamos até então e somos atingidos, sem aviso prévio, por uma avalanche de luzes,cores, sons, aromas e sensações.
Depois dessa estreia kafkiana, nossas versões bebês super fofos têm de lidar com fome, sono, cólicas e demais desconfortos, usando a única ferramenta de comunicação que conhecemos até então: o choro. Com o tempo,fazemos uma evolução em marcha a ré e passamos a demonstrar nossas frustrações de uma forma bem menos eficiente – uma vez que os adultos à nossa volta raramente sabem lidar com ela–, a birra.
Neste ponto, o estresse já é quase um amigo imaginário que vai se transformando em assombração, até atingir uma total simbiose com nossa vida adulta.
Muitos de nós, quando viram gente grande, descobrem a meditação, a yoga e outras atividades zen para apaziguar os pensamentos incessantes e tentar domar o estresse. Mas não é tão comum levar esse tipo de experiência para as crianças em nossas vidas. Sim, levar uma criança a parar e meditar ou fazer um pouco de yoga não é a coisa mais simples deste mundo,afinal, aqueles games todos não vão se jogar sozinhos, né? Mas começando devagar e com um pouco de estímulo e paciência, a prática zen infantil é maisque possível e traz benefícios para a vida toda.
Como o cérebro das crianças está em constante desenvolvimento,as práticas de atenção plena são especialmente benéficas para elas. Assim como qualquer outro hábito adquirido na infância, o caminho zen coloca as crianças na direção de se tornarem adultos mais centrados, pacíficos, receptivos e menos estressados (lê-se: o tipo de gente que nossa sociedade precisa desesperadamente).
Mas nem é preciso esperar tanto para ver o impacto positivo do zen nos pimpolhos. Com pouco tempo de prática, já é possível perceber a atenção plena agindo em seu córtex pré-frontal ávido por ser preenchido com experiências, aprimorando atributos como atenção e controle cognitivo e desenvolvendo habilidades importantíssimas, como autocontrole, reflexão e paciência.
O Novo Anhangabaú oferece gratuitamente, às segundas-feiras, a Yoga Para a Família, apresentando a você e seu filho (sobrinho,enteado, criança amada de um modo geral) a chance de conhecer, praticar e se aprofundar no saudável hábito da yoga, em pleno Centro de SP. Vale conferir:
É só SEGUNDA, respira!
Yoga Para a Família
Espaço Livre
17h