A Rainha do Baião

A Rainha do Baião

26/3/2024

O Rei do Baião todo mundo conhece. Mas e a Rainha, você sabe quem é? Vem descobrir!

Era 1950, quando o gigantesco sucesso de Luiz Gonzaga fez o forró deixar suas origens nordestinas e tomar conta de todo o país. O lançamento da música Forró de Mané Vito marcou esse primeiro passo na trajetória de Gonzagão para se tornar o incontestável Rei do Baião.

Mas você sabia que a corte do arrasta-pé também tem uma rainha? E escolhida pelo próprio Luiz Gonzaga?

Nascida em 1923, no Rio de Janeiro, Carmélia Alves começou sua carreira como cantora da rádio Mayrink Veiga e crooner do Copacabana Palace no início da década de 1940. Filha de pai cearense e mãe baiana, a carioca fez valer seu estreito contato com a cultura nordestina para se lançar como intérprete de forró (entre outros ritmos).

Seu primeiro disco foi gravado em 1943 pela gravadora, contando com grandes artistas participando do coro, como Elizeth Cardoso, Cyro Monteiro e Nelson Gonçalves. Desse primeiro trabalho destacam-se A Batucada de Assis Valente, Quem Dorme no Ponto é Chofer e o samba Deixei de Sofrer, de Horondino Silva e Popeye do Pandeiro.

Na década de 1950, navegou com maestria a maré de forró que tomava conta do país, capitaneada por Luiz Gonzaga. Com sua voz inconfundível e presença de palco cativante, Carmélia emplacou uma série de hits, chegando a atingir o primeiro lugar nas paradas da Rádio Nacional.

Tamanho sucesso levou Gonzagão a coroar Carmélia Alves como a Rainha do Baião, título que a cantora carregou durante toda a longa carreira, encerrada poucos meses antes de sua morte, em 2012, aos 89 anos.

Em 1977, rei e rainha gravaram um disco juntos, um registro ao vivo de sua apresentação no projeto Espetáculo das Seis e Meia, do Teatro João Caetano, no Rio.

Apesar da coroa de Rainha do Baião, Carmélia tem uma discografia bastante abrangente, que inclui gravações de frevos, marchas, sambas, sambas-enredo e bossa nova, estilo ao qual dedicou um álbum inteiro, em 1964.

Além do enorme sucesso como cantora, Carmélia também atuou como atriz de cinema, atuando em produções destacadas, como Tudo Azul (1952), Agulha no Palheiro (1953), Carnaval em Caxias (1954) e Carnaval em Lá Maior (1955).

Forró no Vale

No Novo Anhangabaú, você encontra o melhor arrasta-pé das noites de quinta-feira em SP. Começa com uma aula aberta para botar os passos em dia, seguida de uma apresentação de forró ao vivo com artistas variados. Vem forrozar com a gente:

Forró do Bom

Quintas-feiras

19h

Espaço Livre

Show de Forró

Quintas-feiras

21h

Espaço Livre

Leia também

Eventos

No items found.