5 maratonas épicas ao redor do mundo

5 maratonas épicas ao redor do mundo

28/7/2022

Seja pelo cenário, pela história ou por uma soma dos dois, essas maratonas são absolutamente épicas! Todas as segundas, às 16h, você pode começar seu treino para participar dessas corridas, bem aqui, no Novo Anhangabaú.

Tudo bem que o termo “épicas” dá margem a um bocado de subjetividade, mas não há como negar que essas 5 maratonas estão entre as mais importantes do mundo, com cenários icônicos que imploram pelo mix turismo + exercício ao ar livre, o popular atleturismo.

Calce seu tênis apropriado, vista roupas leves, alongue e bóra dar um rolê global pelas 5 maratonas épicas ao redor do mundo:

5. Maratona de Boston

Criada em 1897, é a maratona mais antiga do mundo e segue sendo realizada todo santo ano desde então. Geralmente acontece na terceira segunda-feira de abril, o Patriot's Day nos EUA. Seu percurso de 42,195 km permanece praticamente o mesmo da corrida original, disputada há 125 anos, percorrendo 8 cidades do estado de Massachusetts.

Nesse 1 século e ¼, a Maratona de Boston já viu de tudo. Da primeira mulher a participar – às escondidas – da prova (Kathrine Switzer, em 1967) à maratona virtual dos lockdowns de 2020, passando pelo terrível atentado de 2013 que causou a morte de 3 pessoas e feriu outras 264.

4. Maratona Internacional da Patagônia – Chile

O cenário da Maratona Internacional da Patagônia, em Torres del Paine, no Chile, é simplesmente magnífico! O percurso cruza o coração da Patagônia Chilena – com seus picos nevados, lagos cristalinos e geleiras de proporções bíblicas – e termina na base do Monte Almirante Nieto, no extremo sul do país.

Como dá para imaginar, a rota é bem desafiadora – indicada somente para corredores experientes – e o clima pode se mostrar bastante hostil. Mas, diferentemente do que se possa imaginar, boa parte do percurso é percorrido no asfalto de rodovias da região. Na verdade, quem opta pela meia-maratona, corre somente no asfalto. Quem encara todos os 42 km da prova completa, passa por alguns trechos de brita.

3. Maratona de Londres

Todos os anos, mais de 750 mil espectadores se alinham nas calçadas de Londres para torcer pelos maiores corredores do mundo – e por outros tantos anônimos que estão ali só para ultrapassar o desafio de concluir uma maratona.

O percurso é um verdadeiro pacote turístico em forma de corrida, percorrendo alguns dos pontos mais importantes de Londres, em plena primavera. A linha de chegada é cinematográfica: a avenida conhecida como The Mall, com o Palácio de Buckingham ao fundo.

2. Maratona de Nova York

Realizada anualmente no primeiro domingo de novembro, a Maratona de Nova York é uma das maiores – certamente, a mais famosa – do mundo, com uma média de mais de 53 mil inscritos e cerca de um milhão de espectadores.  

Assim como em Londres, o trajeto em NY percorre pontos turísticos mundialmente famosos, a maneira mais fit de conhecer a capital do mundo. Sente o percurso: a corrida começa em Staten Island, passa por Brooklyn, Queens, Bronx e termina de forma apoteótica em Manhattan.

1. Maratona da Muralha da China

O nome é autoexplicativo, né? Nem precisava escrever mais nada, uma corrida na Muralha da China já nasce épica!

A maratona acontece anualmente em maio e seu percurso envolve campos e aldeias locais, além de mais de 5 mil(!) degraus (entre subidas e descidas) íngremes e irregulares da Muralha em si, gerando a rara combinação de corrida com cross country e step.

E o grau de esforço para completar a prova é digno do tamanho da Muralha. E isso fica claro no tempo limite de 8 horas pra finalizar a corrida, o dobro das maratonas convencionais. Ainda assim, uma parcela minúscula dos presentes na largada cruza a linha de chegada. Na edição de 2013, por exemplo, dos 140 atletas que largaram, só 15 chegaram ao final.

Vem correr no Vale

Toda maratona começa com um primeiro passo. E por que não dar esse passo com a gente? Todas as segundas-feiras têm atividade de Corrida no Novo Anhangabaú e iniciantes são mais que bem-vindos! Quem sabe você não acaba chegando a uma dessas maratonas épicas?

Corrida

Segundas-feiras

16h

Sala Deck – Espaço Livre

Leia também

Eventos