5 Curiosidades sobre o Karaokê

5 Curiosidades sobre o Karaokê

16/2/2024

Descubra mais sobre o karaokê e se prepare para brilhar no Karaokê ao Vivo no Vale da Gente.

Visualize: você, em cima de um palco, em pleno coração de São Paulo, acompanhado por uma banda afinada e afiada, cantando para um público receptivo, que canta junto e aplaude sua performance. Não, não é um sonho instagramável, é algo que pode se tornar realidade, bem aqui, no Novo Anhangabaú!

Na quinta, 22 de fevereiro, a partir das 19h, a banda Karaokê ao Vivo – com vocal, guitarra, baixo, bateria e teclado – se apresenta no Vale, criando o clima perfeito para que os cantores e cantoras amadores de SP possam viver esse momento único de se apresentar com uma banda.

Para marcar esse show (o seu show!), preparamos uma listinha com 5 curiosidades sobre o karaokê que vão fazer você amar ainda mais essa invenção japonesa:

5. A mais pedida

No Brasil, é público e notório que o clássico sertanejo Evidências, de Chitãozinho e Xororó, é a música campeã incontestável dos karaokês. Mas e mundialmente falando?

Embora não haja uma contabilidade exata de quantas vezes uma música é cantada num karaokê, há uma estimativa (ou chute consensual) que Billie Jean, do Rei do Pop Michael Jackson, seja a música mais performada por cantores de karaokê ao redor do mundo.

4. A mais difícil

Na Islândia, há um comitê com a missão de “inspirar” mais gente a visitar o país nórdico e sair da mesmice dos destinos turísticos tradicionais. Para atingir esse objetivo, o pessoal resolveu abraçar uma das principais barreiras que os turistas encontram no país, o idioma, e criaram a autointitulada “música de karaokê mais difícil do mundo”.

A proposta tornou-se um divertido desafio para as pessoas mergulharem no A to Ö of Iceland (algo como Islândia de A a Z). O projeto viralizou, alcançando mais de 800 milhões de impressões em diversas redes sociais. O sucesso levou diversas escolas de idiomas islandesas a adotar a música como uma ferramenta para ensinar a língua a estrangeiros.

Quer tentar? Boa sorte:

3. O maratonista

A maratona de karaokê mais longa realizada por um indivíduo durou 101 horas, 59 minutos e 15 segundos (cansa só de ler).

O feito, devidamente registrado no Guinness Book, foi atingido por Leonardo Polverelli, na cidade de Pesaro, na Itália. Ao longo de sua maratona, realizada entre 19 e 23 de setembro de 2011, Polverelli cantou o estonteante total de 1.295 músicas e, de quebra, arrecadou fundos em apoio ao Teleton italiano.

Leonardo Polverelli e sua longa cantoria

2. Seu inventor não ficou rico

E está super tranquilo com isso!

A gente já contou a história dele, bem aqui, na Vale Conferir. Dá uma olhada na saga do gênio desconhecido Daisuke Inoue, que presenteou a humanidade com essa magnífica ferramenta de diversão e liberdade.

Daisuke Inoue

1. O campeonato mundial

Sim, existe um Campeonato Mundial de Karaokê e é uma competição muito séria e difícil. Espia só a performance da campeã mundial de 2022, a indonésia Keke Adiba:

O Karaoke World Championships começou na Finlândia, em 2003, com 7 países competindo, e vem sendo realizada desde então, atingindo a marca de 30 países na última edição. Os EUA são os maiores vencedores na categoria solo, com 5 medalhas de ouro; Austrália, Panamá, Líbano e Reino Unido estão empatados em segundo lugar, com 3 cada.

O campeonato começa com eliminatórias mundiais, apenas o vencedor de cada país vai à grande final. As inscrições para a etapa brasileira de 2024 ainda não estão abertas, mas, se você quiser entrar nessa disputa, pode ficar de olho no site oficial da KWC Brasil.

Karaokê ao Vivo no Vale

Não perca essa chance única de subir ao palco e dar um show de verdade, cantando com uma banda mandando o som ao vivasso. Anote aí, prepare o gogó e vem:

Karaokê ao Vivo

Quinta-feira, 22 de fevereiro

19h

Terra de Todos

Leia também

Eventos

No items found.