Vogue dance: uma história de representatividade

Vogue dance: uma história de representatividade

26/3/2024

Dançar e performar é somente a ponta do iceberg do vogue.

Desde seu primeiríssimo mês de atividades, o Novo Anhangabaú abre espaço para que todos, adultos e crianças, possam performar/aprender o vogue semanalmente Recentemente, a modalidade ganhou ainda mais destaque nas nossas noites de quarta-feira, agora somando 4 horas de vogue, com as atividades Vogue Old Way, Waacking (vogue californiano), Vogue Femme e Vogue Session. Mais do que diversão e cultura, o vogue representa décadas de resistência da comunidade LGBTQIAPN+. 

O vogue ganhou o mainstream no início dos anos 1990, através do hit homônimo da Rainha do Pop, Madonna (quem já está com a passagem comprada para o Rio, em maio?). Mas as origens da dança têm raízes profundas no underground, mais precisamente os clubes noturnos de Nova York, a cena drag do Harlem, nos anos 1970 e 80. 

As ballrooms (ou balls ou bailes em bom português) surgiram no Harlem em finais dos anos 1970 como uma resposta aos concursos de drags predominantemente brancos que davam pouca visibilidade a participantes negras e latinas. Inicialmente, esses bailes seguiram a cartilha estética e a mecânica dos concursos de miss, com a diferença que as concorrentes não representavam bairros, cidades ou regiões, mas suas Houses. O nome é inspirado nas “casas” da alta costura, mas eram casas literais também,que abrigavam pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, que, muitas vezes, encontravam nesses espaços uma noção de família que nunca tinha, conhecido, por intolerância de seus parentes de sangue. 

Vogue no Vale

Com o tempo, a competição entre as Houses ganhou um novo elemento: as batalhas de vogue. Com movimentos inspirados nas poses exageradas de modelos em passarelas e ensaios de moda, a dança ganhou nome de revista fashion e se tornou febre nos clubes nova-iorquinos, dentro e fora do Harlem. 

Hoje, com a recente popularização da cultura drag, o vogue está presente nas pistas de todo o planeta. Para quem não conhece, o espaço democrático do Novo Anhangabaú oferece a chance perfeita de celebrar a diversidade.

 

Vogue Old Way

Quartas-feiras

18h

Terra de Todos

Wacking

Quartas-feiras

19h

Terra de Todos

Vogue Femme

Quartas-feiras

20h

Terra de Todos

Vogue Session

Quartas-feiras

21h

Terra de Todos

Leia também

Eventos

No items found.